[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária adjunta de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, defendeu os princípios da descentralização das ações, maior integração ao Sistema Único de Saúde (SUS) e educação permanente como três dos principais eixos definidos pelo Governo de Sergipe para o fortalecimento da Vigilância Sanitária no Estado. A explanação aconteceu na noite de segunda-feira, 7, quando ela representou o secretário Rogério Carvalho na abertura do Fórum Regional de Vigilância Sanitária do Nordeste, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Hotel Aquariu’s, em Aracaju.

O evento, que acontece até esta quarta-feira, 9, conta com a participação do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, e mais de 150 representantes da própria Agência e de Vigilâncias Sanitárias de todo o Nordeste. Este será o último encontro de uma série realizada em diversas regiões do país antes do Fórum Nacional da Vigilância Sanitária, previsto para junho deste ano.

De acordo com Mônica Sampaio, a descentralização das ações de vigilância não pode tirar dos estados a sua responsabilidade. "Precisamos fazer com que os estados assumam seu papel sem ultrapassar os limites de atuação dos municípios. Uma maior integração da Vigilância Sanitária ao SUS é fundamental para que a descentralização aconteça, mas isso só será possível se trabalharmos o empoderamento dos municípios de forma pedagógica e com foco acentuado nos conceitos de risco para proteção à vida", enfatizou.

Prioridades

O Fórum Regional vai definir uma agenda regional da vigilância sanitária e através de debates em torno do aprofundamento das relações entre as três esferas de governo e da criação de espaços permanentes para discussão das prioridades e estratégias. Para Dirceu Raposo, a expectativa agora é de construir a atuação da Vigilância Sanitária de forma integrada e pactuada.

"Devemos fazer da educação sanitária e em saúde uma ação permanente. A descentralização se faz indo até a ponta, onde acontecem de fato os problemas", afirmou o diretor-presidente da Anvisa, que foi recebido na tarde da segunda-feira pelo governador Marcelo Déda.

A deputada Angélica Guimarães, representante da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social da Assembléia Legislativa de Sergipe, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/SE), Murilo Porto, o representante do presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conasems), Helvécio Magalhães, e a secretária de Saúde de Aracaju, Lêda Lúcia, também participaram da abertura do evento.

Veja a programação completa do Fórum.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.