[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma iniciativa simples, mas que se reveste de um significado extremamente importante quando gera transformações na vida de jovens carentes. Esse é o resultado do empenho da administração municipal em manter a banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama, no bairro Santa Maria, considerada a quarta melhor do Brasil.

Contando hoje com 135 componentes, a banda é um dos orgulhos da comunidade do bairro, pois é totalmente formada por jovens moradores do local. O resultado obtido no último Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras (2005), classificada em quarto lugar na disputa com mais de 120 bandas de todo o país, revela a motivação e o empenho que são o combustível destes jovens que enfrentam, desde a primeira infância, todo tipo de dificuldade.

“Com este trabalho, nós estamos tirando o Santa Maria do noticiário de mortes e violência que a sociedade acostumou a associar a esta comunidade. Por pouco, não trouxemos um resultado ainda melhor para elevarmos o nome do nosso bairro”, ressalta orgulhoso o coordenador Geral da escola, Gicelmo Albuquerque. Ele é um dos entusiastas do projeto “Música na Escola” desde o seu início, em 2001.

“Quem assiste a uma apresentação desta banda pode notar o empenho e o brilho no olhar destes jovens. Dificilmente, alguém associará isso à dureza do cotidiano que eles enfrentam”, revela o diretor. Segundo ele, a banda tem proporcionado experiências que certamente mudarão para melhor a vida dos jovens, uma vez que, além de proporcionar uma vivência com a música, também são trabalhados valores como respeito, ética, solidariedade e responsabilidade.

Motivação

Durante os ensaios, às segundas, quartas e sextas, comandados pelo instrutor Samuel dos Santos Santana, é possível constatar o quanto a banda encanta aos jovens do local, pois enquanto os componentes executam o repertório, crianças de diversas faixas etárias perfilam-se e simulam estar desfilando.

“Parece simples para nós, que estamos acostumados, mais isso é um sonho para muitos deles. Tenho certeza de que daqui ainda sairão muitos talentos, a exemplo de outros jovens que já galgam postos em bandas maiores e começaram aqui”, aposta o instrutor que adota uma sistemática de trabalho onde todos os componentes têm oportunidade de tocar os cerca de 20 instrumentos diferentes que compõem a banda. “Isto é fundamental para que eles tenham noção do equilíbrio necessário na execução das peças”, completa o instrutor, que também é componente da Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de Sergipe.

Divulgação

Graças ao resultado obtido no último concurso nacional, a banda vem recebendo convites para realizar apresentações em todo o Estado e até em estados vizinhos. “Nós temos uma extensa agenda de apresentações, além de participarmos dos eventos realizados pelo próprio Município. Isto se deve, em grande parte, ao incentivo do presidente da Federação Sergipana de Bandas e Fanfarras, maestro Rivaldo Dantas que tem divulgado nosso trabalho”, revela Samuel.

Já estão agendadas apresentações no desfile cívico da cidade de Capela, no próximo dia 15; também no desfile da Barra dos Coqueiros, no dia 16, e no próprio desfile do bairro Santa Maria, no dia 17, a partir das 14 horas.

Interesse

Com componentes de idades variando de 7 a 20 anos, a banda oferece oportunidades de aprendizagem de Teoria Musical, além das peculiaridades de diversos instrumentos como caixas, bumbos, pratos e liras, uma das que mais fascinam as crianças. “Quero aprender cada vez mais rápido a tocar a lira. Acho lindo o som delas no desfile”, afirma a aluna Taynara Dias dos Santos, 11 anos, que é um dos destaques da banda tocando pratos.

De forma semelhante, a jovem Denise Lopes Alves, 18 anos, que cursa a 7ª série da turma 2 da aceleração noturna. “Sempre achei lindo tocar numa banda. Quando fui convidada, não pensei duas vezes. Graças à banda já conheço até outros estados e pretendo estudar cada vez mais”, diz.

Segundo o coordenador da escola, a banda é hoje mais um dos vínculos que a escola mantém com a comunidade. “Nós temos consciência da importância deste trabalho para o futuro destes jovens, por isso nos empenhamos ao máximo para continuar garantindo esta oportunidade que, para muitos, pode ser a única alternativa para conquistar um futuro promissor”, finaliza Gicelmo Albuquerque.

Os contatos com a banda e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3179-3060.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.