Instituto Ruy Barbosa ganha autorização para implantar curso de Secretaria Escolar
O Instituto de Educação Ruy Barbosa (IERB), antiga Escola Normal, recebeu do Conselho Estadual de Educação (CEE) autorização para que possa implantar o Curso Técnico de Secretaria Escolar. A unidade de ensino está passando por uma grande reforma para poder receber os novos cursos profissionalizantes.
Após a reforma, ela irá oferecer inicialmente os cursos de Secretaria de Escola e Multimeio Escolar. No futuro serão ofertados os cursos de Alimentação Escolar e Infraestrutura Escolar.
Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Resoluções nº 396/2007/CEE e 04/2012/CEE, o Conselho Estadual de Educação definiu que, sob o aspecto pedagógico, o IERB está apto a ofertar o curso de Secretaria Escolar.
Os cursos na modalidade profissionalizante vão funcionar em modo integral, sendo as aulas teóricas pela manhã e as aulas práticas à tarde. Eles foram selecionados após a Secretaria de Estado da Educação ter feito um levantamento e identificado a carência de mão de obra nessas áreas no mercado de trabalho sergipano.
Reforma
Com investimentos no valor de R$ 1.504.372,10, o IERB está passando por diversas intervenções para atender às exigências do Ministério da Educação (MEC). O projeto conta com acessibilidade, em que serão instalados sinalização, piso táctil, guarda-corpo e banheiro para pessoas com necessidades especiais.
Será feita também a revisão geral de cobertura, adequação de novos ambientes, revisão em instalações hidrossanitárias, revisão de instalação elétrica, substituição de janelas de madeira por basculantes de alumínio, revisão em esquadrias, pavimentação em alta resistência, substituição de louças e metais sanitários, instalação de gás, combate a incêndio, reforma da quadra, limpeza da área externa e pintura geral.
O IERB
Criado em 1870 pelo presidente da província Francisco Cardoso Júnior, o Instituto de Educação Rui Barbosa faz parte da história educacional de Sergipe. Funcionou primeiramente no Colégio Atheneu Sergipense e somente em 2 de fevereiro de 1874 passou a se chamar Escola Normal. Apenas homens podiam estudar na unidade de ensino, e somente a partir de 1877, as mulheres também puderam ingressar na Escola Normal.
No ano de 1923 a escola passou a se chamar Escola Normal Ruy Barbosa, e em 1947, mudou para Instituto de Educação Ruy Barbosa. Funcionando no prédio onde hoje está instalado o Centro de Turismo, apenas em 1954 é que o instituto passou a funcionar no prédio atual, situado na rua Laranjeiras.
- Instituto Ruy Barbosa ganha autorização para implantar curso de Secretaria Escolar – Fotos: Juarez Silveira/Seed