Instituto Banese realiza programação junina no Museu da Gente Sergipana
O Instituto Banese planejou para este mês uma série de atividades para celebrar as festas juninas no Museu da Gente Sergipana. A programação, denominada “São João da Gente Sergipana”, terá início nesta sexta-feira, 7, com um concerto da Orquestra Sinfônica de Itabaiana, a partir das 17 horas. A orquestra, sob a regência e direção artística do maestro Ângelo Rafael Fonseca, executará um repertório relacionado ao ciclo das festas juninas.
De acordo com o superintendente do Instituto Banese e diretor do Museu da Gente Sergipana, Ézio Déda, o ‘São João da Gente Sergipana’ tem por objetivo difundir e valorizar a arte e a cultura sergipana no período junino, com a participação de grupos artísticos e culturais de diferentes regiões do estado.
Durante o evento, além do concerto da Orquestra Sinfônica de Itabaiana, acontecerão apresentações de filarmônicas sergipanas, quadrilha junina, e também serão realizados cortejos no Centro de Aracaju com a participação de grupos culturais dos municípios de Laranjeiras, Estância e Barra dos Coqueiros.
“O Instituto Banese, criado para erguer e gerir o Museu da Gente Sergipana, planejou essas atividades para celebrar e exaltar a cultura do nosso povo e valorizar a gente que durante o período junino produz essas manifestações culturais com seu talento, sua dança, sua música e sua graça”, disse Ézio Déda.
O “São João da Gente Sergipana” será encerrado no dia 28, com o Samba de Coco do Mosqueiro.Veja a programação completa da promoção do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana:
Dia 07 : Concerto Junino da Orquestra Sinfônica de Itabaiana / Horário: 17h / Local: Átrio do Museu da Gente Sergipana.
Dia 13: Museu da Gente Sergipana em Cortejo, com a participação de grupos culturais de Laranjeiras / Percurso: Mercado Central de Aracaju ao Museu da Gente Sergipana / Horário de saída: 9h.
Dia 14: Projeto Liras Sergipanas, edição junina, com Lira Carlos Gomes (Estância) e Lira Nossa Senhora Imperatriz dos Campos (Tobias Barreto) / Horário: 16h / Local: Átrio do Museu da Gente Sergipana.
Dia 20: Museu da Gente Sergipana em Cortejo, com a participação de grupos culturais de Estância / Percurso: Mercado Central de Aracaju ao Museu da Gente Sergipana / Horário de saída: 9h.
Dia 21: Quadrilha Junina Pioneiros da Roça (Aracaju) / Horário: 16h / Local: Átrio do Museu da Gente Sergipana.
Dia 27: Museu da Gente Sergipana em Cortejo, com a participação de grupos culturais de Barra dos Coqueiros / Percurso: Mercado Central de Aracaju ao Museu da Gente Sergipana / Horário de saída: 9h.
Dia 28: Samba de Coco do Mosqueiro (Aracaju) / Horário: 16h / Local: Átrio do Museu da Gente Sergipana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Instituto Banese realiza programação junina no Museu da Gente Sergipana – O superintendente do Instituto Banese e diretor do Museu da Gente Sergipana
- zio Déda / Foto: Luis Mendonça