[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi aberta na última sexta-feira, 7, a programação que o Instituto Banese preparou para comemorar as festas juninas no Museu da Gente Sergipana. Denominada de ‘São João da Gente Sergipana’, a programação teve início com um concerto da Orquestra Sinfônica de Itabaiana, que, sob a regência do maestro Ângelo Rafael, encantou o público executando um repertório de clássicos da música erudita e temas populares consagrados dos festejos juninos.

O diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, abriu o evento agradecendo a participação da orquestra. “Num mês em que os sergipanos celebram a vida, a família, os amigos e a fé, estamos promovendo e difundindo o talento, a graça e a beleza da nossa gente, e iniciar tudo isso com a música dos itabaianenses é uma enorme satisfação”, afirmou.

Também antes do concerto, o maestro Ângelo Rafael agradeceu ao Banco do Estado e ao Instituto Banese pela parceria. “Nossas apresentações aqui no Museu têm reforçado esse apoio. O espaço é fantástico. Além de ser referência nacional como espaço de cultura, a acústica é maravilhosa e somos sempre bem recebidos pelo público e por toda a equipe do Museu”, disse o maestro.

A orquestra iniciou seu repertório com a música Suíte Carmen Nº2, que, segundo o maestro, apresenta uma compilação de danças da cultura francesa que tomavam as ruas, como também acontece com a música junina. Em seguida, foram apresentadas músicas de Luiz Gonzaga e uma sequência de temas relacionados à dança das quadrilhas juninas.

A professora de Oboé da Orquestra preparatória de Itabaiana, Roberta Benjamim, que também tocou na apresentação, falou sobre a importância de instituições que incentivam a música. “Estou feliz em trabalhar nesse projeto, que beneficia tanto a comunidade como também quem participa”, declarou.

Na platéia, a estudante Eraldina dos Santos disse que sempre que pode acompanha a Orquestra Sinfônica de Itabaiana. “Eu gosto desse tipo de música, que retrata a cultura de um povo. Depois que fui ao primeiro concerto, percebi o quanto é lindo e como me sinto bem. Acho que eventos como esse, que divulgam o que Sergipe tem de melhor, são muito importantes”, acentuou.

Os aposentados Faustino e Maria Jacira Menezes, também se emocionaram ao ouvir a orquestra. “Somos de Itabaiana, mas moramos aqui em Aracaju há 42 anos e sempre que tem apresentação da Orquestra, procuramos comparecer. A música é uma demonstração de tradição do povo da nossa terra, é uma forma de recordar”, disse Faustino.

São João da Gente

O ‘São João da Gente Sergipana’ tem por objetivo difundir e valorizar a arte e a cultura sergipana no período junino, com a participação de grupos artísticos e culturais de diferentes regiões do estado. A programação continua na próxima quinta-feira, 13, com o Museu da Gente Sergipana em Cortejo, que contará com a participação de grupos culturais de Laranjeiras, percorrendo o trajeto do Mercado Tales Ferraz ao Museu da Gente Sergipana, com saída às 9h.

Veja, a seguir, as programações do evento até o próximo dia 28:

Dia 13: Museu da Gente Sergipana em Cortejo, com a participação de grupos culturais de Laranjeiras / Percurso: Mercado Central de Aracaju ao Museu da Gente Sergipana / Horário de saída: 9h.

Dia 14: Projeto Liras Sergipanas, edição junina, com Lira Carlos Gomes (Estância) e Lira Nossa Senhora Imperatriz dos Campos (Tobias Barreto) / Horário: 16h / Local: Átrio do Museu da Gente Sergipana.

Dia 20: Museu da Gente Sergipana em Cortejo, com a participação de grupos culturais de Estância / Percurso: Mercado Central de Aracaju ao Museu da Gente Sergipana / Horário de saída: 9h.

Dia 21: Quadrilha Junina Pioneiros da Roça (Aracaju) / Horário: 16h / Local: Átrio do Museu da Gente Sergipana.

Dia 27: Museu da Gente Sergipana em Cortejo, com a participação de grupos culturais de Barra dos Coqueiros / Percurso: Mercado Central de Aracaju ao Museu da Gente Sergipana / Horário de saída: 9h.

Dia 28: Samba de Coco do Mosqueiro (Aracaju) / Horário: 16h / Local: Átrio do Museu da Gente Sergipana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.