[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes de diversos órgãos governamentais, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), Codise, Fies, Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e Fundação de Apoio a Pesquisa e a Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec) estiveram reunidos mais uma vez nesta sexta-feira, dia 12, a fim de discutir os parâmetros de elaboração da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) para o Estado de Sergipe. Como orientadora do projeto, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está formulando políticas regionalizadas, em parceria com os governos estaduais, seguindo os mesmos moldes da PDP nacional. A iniciativa tem como objetivo elevar a competitividade e ampliar a estrutura produtiva do Estado. A reunião aconteceu no gabinete da Sedetec.

Iniciada no dia 14 de outubro, em forma de oficina de trabalho, a atividade vem sendo coordenada pelo coordenador do núcleo Rede Nacional de Agentes de Política Industrial (Renapi), Paulo Lacerda, com assessoramento de Roberta Nunes, ADI Sênior de Projetos da instituição.  Assim como já foi feito nos estados de Minas Gerais e Paraná, Sergipe também vai elaborar a sua PDP, que servirá de diretriz para as ações que buscam o desenvolvimento produtivo do estado. O intuito é consolidar setores líderes e promissores, incentivando e fortalecendo áreas estratégicas ou estagnadas.

Para isso, técnicos das instituições têm se reunido a fim de traçar estratégias para superar os desafios identificados durante as discussões. A diretora do Departamento Técnico (DET) da Sedetec, Sudanês Pereira, participa dos encontros juntamente com outros profissionais do setor. Também estão integrados à atividade técnicos da Codise, Fapitec, SergipeTec, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan).

De acordo com Paulo Lacerda, a única orientação do Governo Federal ao incentivar a construção de políticas estaduais de desenvolvimento industrial é que elas tenham como base os mesmos moldes da PDP federal. “Sergipe é um dos primeiros estados a construírem a PDP nesse formato”, ressalta ao destacar que a ABDI vai desempenhar apenas o papel de orientadora durante a construção, apresentando experiências de outros estados nesse processo de elaboração da política.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.