Instalação de 280 câmeras vai fortalecer segurança em ônibus
Os ônibus das empresas Viação Cidade de Aracaju (VCA), Cidade Histórica, São Pedro, São Cristóvão e Bonfim, que circulam na região metropolitana de Aracaju, vão ganhar 280 câmeras de segurança de alta definição dentro de 10 dias. O anúncio foi feito pelo empresário Lauro Meneses, durante visita ao secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto.
A medida foi tomada atendendo uma solicitação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e tem como objetivo inibir assaltos e oferecer maior segurança a cobradores, motoristas e passageiros. De acordo com o empresário, o equipamento já está sendo testado e será instalado em 100% da frota. Além disso, Lauro assegurou ao secretário que todos os cobradores das empresas irão inutilizar os vales-transportes, até que seja instalado o sistema de cartão magnético nos ônibus urbanos da Grande Aracaju.
De acordo com secretário, todos os ônibus com câmeras de segurança serão identificados. Além de auxiliar nas investigações da Polícia Civil, as imagens darão à Polícia Militar informações precisas para realizar o policiamento ostensivo. "Com esse tipo de ação, acreditamos em uma grande redução no número de assaltos a ônibus", disse Kércio, assegurando que o compromisso demonstrado pelo grupo empresarial será revertido em mais segurança para os usuários do transporte coletivo.
Câmeras
As câmeras de segurança vão filmar várias horas ininterruptas em resolução que permite a identificação de qualquer pessoa que esteja dentro dos veículos, de dia e de noite, em qualquer parte do veículo. Em caso de assalto, as imagens serão repassadas às delegacias, para iniciar as investigações.
Para o ex-diretor da Divisão de Inteligência e atual superintendente da Polícia Civil, delegado Gilberto Guimarães, as imagens são fundamentais na condução de uma investigação. "Com o uso das imagens podemos identificar, antecipadamente, se os acusados têm antecedentes criminais e com isso prendê-los, já com um mandado de prisão", explicou o superintendente.
O comandante do Batalhão de Choque, major Carlos Rolemberg, tem a mesma opinião. Para o oficial, as câmeras de segurança têm cunho preventivo, desde que aplicadas ao policiamento ostensivo.
A medida também foi elogiada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sintra), João Batista. "A categoria aprova atitudes como essa, pois temos exemplos de assaltantes que foram identificados graças à filmagem em uma linha de ônibus da capital".
Os termos da celebração da parceria entre as cinco empresas e a SSP será apresentado à imprensa na próxima sexta-feira, 14, às 14h30min, em frente ao prédio da Secretaria de Segurança. Na oportunidade, os técnicos responsáveis pela instalação do equipamento vão explicar os detalhes do projeto à população.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]