Inscrições para Selo Unicef alcançam 100% dos municípios sergipanos
As inscrições para a edição 2008 do Selo Unicef Município Aprovado foram encerradas nesta sexta-feira, 15, cadastrando todos os 75 municípios sergipanos. O resultado das inscrições atingiu a meta prevista pelo oficial de Projetos do Unicef, Salvador Soleo, de que ocorresse um engajamento integral dos municípios sergipanos na iniciativa que projeta a concretização de diversos benefícios para crianças e adolescentes no Estado.
Segundo o oficial, a participação do Estado, em parceria com o Unicef e outras instituições envolvidas com o projeto, está sendo intensa e decisiva em relação à participação dos municípios. "O Governo tem apoiado na organização e mobilização das cidades para que se desperte o interesse sobre a iniciativa", informou. Com essa boa resposta das gestões municipais, a perspectiva é que o desempenho do Estado melhore nessa nova edição. "Contamos com uma participação muito intensa que venha a resultar em melhorais na vida de crianças e dos adolescentes", disse Salvador.
A novidade esse ano será o lançamento do Selo em cada município. O objetivo é que a realização desse evento contribua para incluir a comunidade na iniciativa. "Já estamos realizando reuniões para discutir as ações que serão desenvolvidas em cada município, além de um calendário de lançamento. A nossa expectativa é que a participação seja efetiva e que os municípios escolham bons articuladores", afirmou o oficial de Projetos do Unicef. Os articuladores são os responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos relacionados ao selo.
Avaliação
Os municípios inscritos serão avaliados nos próximos dois anos por indicadores relacionados a impacto social, gestão de políticas públicas e participação social a fim de conseguir o Selo. Para conceder a condecoração, o Unicef irá monitorar índices como mortalidade infantil, acesso ao pré-natal e taxa de desnutrição.
Em 2006, apenas cinco dos 34 municípios sergipanos que se inscreveram para concorrer ao Selo conseguiram o certificado, Cedro de São João, Lagarto, Poço Redondo, Porto da Folha e Propriá. Um dos enfoques da iniciativa é a renovação do compromisso para atingir os objetivos do "Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido".
Entre as oito principais metas estão manter todas as crianças de um ano de idade sobrevivendo, garantir atenção básica de saúde principalmente às mulheres grávidas, garantir a nutrição de todas as crianças menores de dois anos, levar água limpa a todas as crianças e adolescentes, manter todas as crianças de 4 e 5 anos na pré-escola. Também entram na lista a garantia de acesso e conclusão do Ensino Fundamental de todas as crianças e adolescentes, além de que todas as crianças tenham registro civil gratuitamente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Inscrições para Selo Unicef alcançam 100% dos municípios sergipanos – Clique para ampliar