Indústria e Comércio falam sobre desenvolvimento sustentável
Dando continuidade à programação da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou na manhã desta terça-feira, 7, um debate sobre a posição e a atuação da Indústria e do Comércio rumo ao Desenvolvimento Sustentável. Com o tema ‘Sustentabilidade: uma nova ética sob uma nova ótica’, o evento reuniu representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Em sua exposição, a coordenadora da Rede dos Municípios Petrolíferos, Fátima Mendonça, destacou a importância de cada um fazer a sua parte em referência às questões Ambientais. “O Beija-flor era apenas um passarinho pequeno, mas levava de balde em balde água para apagar o grande incêndio. Precisamos se desprender do nosso eu, e passarmos a sonhar e a agir coletivamente”.
“Quanto mais consumirmos, recursos são extraídos da natureza. Mudar o modelo mental desse consumo é um desafio, mas se cada um fizer a sua parte será uma mudança positiva em favor do Meio Ambiente”, apontou.
Para o diretor regional do Senac, Paulo Eirado Dias Filho, o desenvolvimento esteve sendo firmado em cima da degradação ambiental, sem a promoção da ética da sustentabilidade. “Executivos de todo o mundo se debruçam sobre como transformar sua organização tradicional em uma empresa sustentável. Esse é o desafio de maior evidência nas agendas econômicas, sociais e governamentais desde o final do século 20”, afirma.
Segundo Paulo, o desafio é acreditar que com a ética possa achar soluções para esse desafio. “O ideal é buscar uma nova economia sem usar tanto dos recursos. Cito como exemplo o fato de um quilo de satélite ter o mesmo valor de 100 metros do quilo da soja. Ou seja, para o satélite usou-se mais o conhecimento do que os recursos”.
O engenheiro florestal e consultor do Senai, Rafael Figueiredo, destacou que a indústria tem buscado promover intervenções nos processos produtivos visando a ecoeficiência, ou seja, maior produtividade com menos agressão ambiental. “Buscamos atentar os parâmetros exigidos pela Legislação Ambiental. A meta é a produção por meio do desenvolvimento sustentável”, explica.
Programação
Nesta quarta-feira, 8, a programação da Semana do Meio Ambiente na capital irá contemplar a realização do Fórum Ambiental. Na pauta, a Política Estadual de Educação Ambiental de Sergipe. O evento irá ocorrer às 9h, no auditório da Codise.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]