[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Interessada em incentivar a busca pelo conhecimento dos estudantes da rede municipal, a Escola de Ensino Fundamental General Freitas Brandão realizou hoje à tarde uma palestra sobre a Inconfidência Mineira. O evento foi motivado por conta do 21 de Abril, dia dedicado a Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes e mártir da Inconfidência Mineira.

Sob a responsabilidade da delegada da Delegacia da Mulher, Iraci Mangueira, a palestra se propôs a funcionar como um bom bate-papo, no qual todas as atenções estariam voltadas para a inesgotável busca pela liberdade e pela independência. “Nós tentamos contextualizar os ideais libertários defendidos por Tiradentes no Século XVIII com os ideais que muitos de nós defendemos hoje”, explicou a delegada. “Embora ele tenha atuado há séculos atrás, sua busca por uma sociedade mais justa ainda é muito presente nos dias de hoje”, afirmou.

A delegada não se restringiu a abordar a Inconfidência Mineira. Em seu pronunciamento, ela aproveitou o trabalho realizado na Delegacia de Mulheres para conversar com as crianças sobre violência e descriminação. “Aproveitando a situação atual do mundo e o fato de ser delegada, nós falamos também sobre o papel da delegacia na proteção deles e de todos as pessoas que necessitam de atendimento especial, como os idosos, as mulheres e as crianças”, contou. “Queria que elas soubessem que existe um espaço onde as pessoas têm um atendimento especial”, afirmou.

Segundo a coordenadora da EMEF Gal. Freitas Brandão, Enaura Souza do Nascimento, a escolha da palestrante foi muito importante para a eficácia desse encontro. “A Iraci Mangueira foi minha aluna. É uma pessoa extremamente competente e ela sempre foi excelente em história. Ou seja, eu queria mostrar aos alunos que a escola pública também promove pessoas”, relatou. “Eu a escolhi porque queria que eles tivessem um incentivo extra pelo que ela representa”, afirmou a coordenadora.

Durante toda essa semana a escola Freitas Brandão, localizada no bairro Suissa, estará promovendo eventos em comemoração a dias especiais comemorados no calendário nacional. Sábado, dia 24, é a vez da “Festa do Dia do Índio”, onde todas as turmas, de todos os turnos de funcionamento da escola estarão reunidas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.