[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Revelar a verdadeira situação social em que vivem as populações das comunidades quilombolas em Sergipe. Este é o objetivo do diagnóstico que será feito pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), como um censo nas 22 comunidades de quilombolas reconhecidas no Estado.

O diagnóstico faz parte do planejamento estratégico da secretaria e é uma das atividades do plano de ação do Programa Bolsa Família/Cadastra Único, tendo em vista que essas comunidades são tratadas como prioridade pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

As equipes de pesquisa serão formadas por antropólogos, assistentes sociais, pedagogos e sociólogos. Um pré-teste já foi realizado no município de Santa Luzia do Itanhy, onde foram aplicados questionários. Com base nos resultados, serão feitos ajustes para a criação do questionário que será aplicado, objetivando um melhor diagnóstico da realidade sergipana.

A aplicação dos questionários deve começar até o fim de novembro e vai durar 15 dias. Com esses dados em mãos, será criado um banco de dados sobre as comunidades quilombolas. O objetivo desse estudo é possibilitar que o Governo do Estado trabalhe com essas comunidades, através de programas complementares que são desenvolvidos pela Secretaria de Inclusão, como a geração de emprego e renda, distribuição de cestas de alimentos, inclusão no programa do leite e criação de hortas comunitárias, dentre outros desenvolvidos pelos departamentos de Assistência Social, Inclusão Produtiva e Segurança Alimentar e Nutricional.

Comunidades quilombolas

1. Mocambo – Porto da Folha

2. Serra da Guia – Poço Redondo

3. Lagoa dos Campinhos – Amparo do São Francisco

4. Rua da Palha -–Santa Luzia do Itanhy

5. Pedra Furada – Santa Luzia do Itanhy

6. Castro – Santa Luzia do Itanhy

7. Cajazeiras – Santa Luzia do Itanhy

8. Taboa – Santa Luzia do Itanhy

9. Pedra D’água – Santa Luzia do Itanhy

10. Bode – Santa Luzia do Itanhy

11. Botequim – Santa Luzia do Itanhy

12. Desterro – Indiaroba

13. Caraíbas -–Canhoba

14. Mussuca – Laranjeiras

15. Povoado Forte – Cumbe

16. Pontal da Barra – Barra dos Coqueiros

17. Ladeiras – Japoatã

18. Paioba – Japaratuba

19. Catauba – Frei Paulo

20. Brejão dos Negros – Brejo Grande

21. Pirangy – Capela

22. Maloca – Aracaju

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.