Inclusão Social promove festival do Abrindo Espaços neste sábado
Neste sábado, 22, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza, a partir das 8h, no Ginásio Constâncio Vieira, o 1º Festival Abrindo Espaços. O evento, além de uma comemoração, é uma prestação de contas para a sociedade dos resultados que o programa vem obtendo. Em prática há apenas dois meses, o programa Abrindo Espaços já funciona em 15 escolas, distribuídas nos municípios de Canindé do São Francisco, Salgado, Riachuelo, Estância, Pirambu e Aracaju.
Na oportunidade, serão mostrados os resultados das oficinas na forma de apresentações esportivas e culturais. Também acontecerá exposição com os trabalhos artesanais confeccionados nas oficinas, que poderão ser comprados pelos visitantes. Toda a renda obtida com a venda desses produtos será revertida para as próprias oficinas.
Para a coordenadora do programa, Valdiolanda Teófilo, ele prioriza a parte pedagógica e o balanço desses dois meses de atividades é positivo. "Tudo que acontece nas oficinas tem um quê, um porquê e um para quê. Nós não estamos ocupando simplesmente as escolas durante o final de semana. Nós estamos utilizando o espaço e abrindo para que toda a comunidade tenha a oportunidade de aprender alguma atividade. Temos alunos que vão de 4 a 70 anos de idade e os resultados têm nos surpreendido positivamente", destacou Valdiolanda.
2008
A partir do dia 19 de janeiro, o Abrindo Espaços retorna com novas cidades, a exemplo de Porto da Folha, Simão Dias, Boquim, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, além de mais algumas escolas em Aracaju. Já na primeira semana, serão mais oito novas escolas. A partir daí, o número de escolas que farão parte do Abrindo Espaços serão aumentadas gradativamente até o mês de junho, quando se espera que 50 unidades escolares estejam inseridas no programa.
Abrindo Espaços
O programa Abrindo Espaços tem a chancela da Unesco e objetiva a construção de uma cultura de paz através da realização de oficinas de esportes, dança, lazer, cultura e arte nas escolas públicas nos fins-de-semana. Segundo dados da própria Unesco, avaliações apontam uma redução de até 80% dos índices de violência entre jovens na região onde o programa foi implantado.
Confira a programação do 1º Festival abrindo Espaços
HORÁRIO / ATRAÇÃO / ESCOLA
08h / Chegada prevista das delegações
08h10 / Abertura
09h / Afoxé – Riachuelo / Francisco Leite – Riachuelo
09h15 / Aeróbica / Ginástica Natural – Aula aberta / Albano Franco – Riachuelo
09h40 / Música e Coral / Paulino Nascimento
10h / Dança Reisado / Paulino Nascimento
10h10 / Teatro / Dom Juvêncio Brito – Canindé
10h20 / Percussão e dança / Arabela Ribeiro – Estância
10h45 / Grupo Street Dance / Marco Maciel
11h05 / Coral / Coelho Neto
11h15 / Danças culturais / Dom Juvêncio Brito – Canindé
11h25 / Dança – forró / José Conrado de Araújo – Salgado
11h35 / Música -Solo (Aldemir Rodrigues da Silva) / José Conrado de Araújo – Salgado
11h45 / Percussão / Dom Juvêncio Brito – Canindé
11h55 / Ballet / Francisco Leite – Riachuelo
12h10 / Almoço
13h10 / Hip Hop / Percussão / José Amaral Lemos – Pirambu
13h25 / Teatro / Maria do Carmo Alves
13h35 / Apresentação de danças de salão / Grupo convidado
14h05 / Hip Hop /J osé Amaral Lemos
14h15 / Apresentação teatro / Alencar Cardoso
14h35 / Karatê / Marco Maciel, Coelho Neto, Souza Porto
14h50 / Boxe / 08 de Julho
15h / Kung Fu / Coelho Neto
15h10 / Roda de capoeira / Coelho Neto, José Conrado De Araújo – Salgado, José Amaral Lemos – Pirambu, Arabela Ribeiro – Estância, Maria do Carmo Alves, Bilac Pinto, Francisco Leite – Riachuelo, Paulino Nascimento
15h50 / Percussão tambores da aldeia (Tomar do Geru) / Convidado
16h10 / Banda Oganjah / Grupo convidado
17h20 / Encerramento
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]