[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Neste sábado, 22, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza, a partir das 8h, no Ginásio Constâncio Vieira, o 1º Festival Abrindo Espaços. O evento, além de uma comemoração, é uma prestação de contas para a sociedade dos resultados que o programa vem obtendo. Em prática há apenas dois meses, o programa Abrindo Espaços já funciona em 15 escolas, distribuídas nos municípios de Canindé do São Francisco, Salgado, Riachuelo, Estância, Pirambu e Aracaju.

Na oportunidade, serão mostrados os resultados das oficinas na forma de apresentações esportivas e culturais. Também acontecerá exposição com os trabalhos artesanais confeccionados nas oficinas, que poderão ser comprados pelos visitantes. Toda a renda obtida com a venda desses produtos será revertida para as próprias oficinas.

Para a coordenadora do programa, Valdiolanda Teófilo, ele prioriza a parte pedagógica e o balanço desses dois meses de atividades é positivo. "Tudo que acontece nas oficinas tem um quê, um porquê e um para quê. Nós não estamos ocupando simplesmente as escolas durante o final de semana. Nós estamos utilizando o espaço e abrindo para que toda a comunidade tenha a oportunidade de aprender alguma atividade. Temos alunos que vão de 4 a 70 anos de idade e os resultados têm nos surpreendido positivamente", destacou Valdiolanda.

2008

A partir do dia 19 de janeiro, o Abrindo Espaços retorna com novas cidades, a exemplo de Porto da Folha, Simão Dias, Boquim, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, além de mais algumas escolas em Aracaju. Já na primeira semana, serão mais oito novas escolas. A partir daí, o número de escolas que farão parte do Abrindo Espaços serão aumentadas gradativamente até o mês de junho, quando se espera que 50 unidades escolares estejam inseridas no programa.

Abrindo Espaços

O programa Abrindo Espaços tem a chancela da Unesco e objetiva a construção de uma cultura de paz através da realização de oficinas de esportes, dança, lazer, cultura e arte nas escolas públicas nos fins-de-semana. Segundo dados da própria Unesco, avaliações apontam uma redução de até 80% dos índices de violência entre jovens na região onde o programa foi implantado.

Confira a programação do 1º Festival abrindo Espaços

HORÁRIO / ATRAÇÃO / ESCOLA

08h / Chegada prevista das delegações

08h10 / Abertura

09h / Afoxé – Riachuelo / Francisco Leite – Riachuelo

09h15 / Aeróbica / Ginástica Natural – Aula aberta / Albano Franco – Riachuelo

09h40 / Música e Coral / Paulino Nascimento

10h / Dança Reisado / Paulino Nascimento

10h10 / Teatro / Dom Juvêncio Brito – Canindé

10h20 / Percussão e dança / Arabela Ribeiro – Estância

10h45 / Grupo Street Dance / Marco Maciel

11h05 / Coral / Coelho Neto

11h15 / Danças culturais / Dom Juvêncio Brito – Canindé

11h25 / Dança – forró / José Conrado de Araújo – Salgado

11h35 / Música -Solo (Aldemir Rodrigues da Silva) / José Conrado de Araújo – Salgado

11h45 / Percussão / Dom Juvêncio Brito – Canindé

11h55 / Ballet / Francisco Leite – Riachuelo

12h10 / Almoço

13h10 / Hip Hop / Percussão / José Amaral Lemos – Pirambu

13h25 / Teatro / Maria do Carmo Alves

13h35 / Apresentação de danças de salão / Grupo convidado

14h05 / Hip Hop /J osé Amaral Lemos

14h15 / Apresentação teatro / Alencar Cardoso

14h35 / Karatê / Marco Maciel, Coelho Neto, Souza Porto

14h50 / Boxe / 08 de Julho

15h / Kung Fu / Coelho Neto

15h10 / Roda de capoeira / Coelho Neto, José Conrado De Araújo – Salgado, José Amaral Lemos – Pirambu, Arabela Ribeiro – Estância, Maria do Carmo Alves, Bilac Pinto, Francisco Leite – Riachuelo, Paulino Nascimento

15h50 / Percussão tambores da aldeia (Tomar do Geru) / Convidado

16h10 / Banda Oganjah / Grupo convidado

17h20 / Encerramento

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.