Inclusão reúne agricultores familiares para avaliar projeto das feiras
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza na próxima terça-feira, 20, uma reunião com agricultores dos 14 municípios que integram o programa da “Feira de Agricultura Familiar”. O encontro que vai acontecer das 9h às 13h no auditório da Secretaria para avaliar a iniciativa, além de fazer a entrega de bens móveis como barracas de feiras, data show, telas para projeção, seis carros, máquina fotográfica digital, entre outros itens, para a implantação e operação das Bases de Serviço e Apoio a Comercialização do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
De acordo com a diretora do Departamento de Renda e de Cidadania (DRC), Heleonora Cerqueira, quase 50% das 14 cidades envolvidas no projeto já estão participando da iniciativa. Até o momento os municípios de Ribeirópolis, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto e Aracaju já participam efetivamente do projeto da “Feira de Agricultura Familiar” e, a partir janeiro de 2012, Umbaúba, Canindé do São Francisco e Boquim também vão entrar.
“Como a gente já tem a articulação em sete municípios e o projeto prevê a participação de 14, então, achamos que esse é um bom momento de fazer uma avaliação. Na ocasião, iremos aproveitar para fazer a entrega de alguns equipamentos que vai dá suporte a esse projeto”, frisou a técnica.
Presenças
Além dos agricultores, estão convidados os parceiros que desde o inicio participaram ativamente para o sucesso das Feiras da Agricultura Familiar, tais como: Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe (Centrafes), prefeituras municipais e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil (BB), Instituto de Cooperação Para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Projeto Dom Helder, Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
As Feiras
Com as Feiras da Agricultura Familiar, o Governo do Sergipe e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretendem remover o atravessador e aumentar o espaço e a renda do agricultor familiar sergipano e, ao mesmo tempo, disponibilizar ferramentas para que os agricultores passem a produzir alimentos de origem agroecológica.
As Feiras da Agricultura Familiar fomentam a integração territorial e ajudam a enfrentar e superar a fome, o subemprego, o pouco aproveitamento da capacidade produtiva dos agricultores familiares, além de melhorar a distribuição de renda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Inclusão reúne agricultores familiares para avaliar projeto das feiras – Fotos: Edinah Mary/Inclusão Social