[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Construção de muros mais seguros, implantação de rampas e reparos gerais como troca de pisos, telhado e portas, além de uma nova pintura dos espaços, já integram algumas das mudanças com as reformas e ampliação dos Espaços de Cultura e Convivência Social (Eccos) do Japãozinho e Santa Maria. O trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) foi iniciado em janeiro deste ano.

Nesses espaços são desenvolvidas as políticas setoriais de acesso à educação, à cultura, ao lazer e ao esporte. De acordo com a diretora do Departamento de Habitação da Seides, Andréa Galindo, as reformas dos Eccos asseguram condições dignas de acesso a direitos fundamentais dos cidadãos. A conclusão das obras está prevista para o final deste semestre. “O trabalho começou na segunda quinzena de janeiro e deve durar, no máximo, até o final de junho”, informou.

Mais segurança e acessibilidade

A preocupação com as necessidades específicas de crianças e idosos, principais públicos atendidos pelos Eccos Japãozinho e Santa Maria, norteou o trabalho. Assim, os banheiros estão sendo ampliados para receber barras de segurança, pisos antiderrapantes estão sendo colocados na sala de dança e um muro mais elevado e seguro está sendo erguido.

Segundo a coordenadora do Eccos Santa Maria, Julie Nunes, as reformas no espaço servirão para adequar melhor os projetos realizados e proporcionar conforto e qualidade ao público. “Há mais de dois meses o nosso Eccos vem passando por grandes reformas, aumentando as instalações como a sala de eventos e recuperando a cozinha para dar acessibilidade às crianças com deficiência e aos idosos que aqui se fixam”, descreveu entusiasmada.

Investimento

Em parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), a Seides está investindo quase cerca de R$ 180 mil nas melhorias do Eccos Santa Maria Japãozinho. Cerca de 30% do trabalho já estão concluídos.

As obras incluem ainda a revisão de todo o telhado dos Eccos, além de colocação de novos pisos e cerâmicas nas paredes, pintura geral e instalações elétricas e hidrossanitárias. A novidade no Eccos Santa Maria é a ampliação de uma sala e reforma do anexo, destinado ao laboratório de informática.

Eccos

A Seides mantém, atualmente, 10 Eccos em pontos estratégicos dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Simão Dias e Santo Amaro. Nos espaços acontecem diversas oficinas nas áreas de artes visuais, percussão, informática básica e avançada, e leitura, dentre outras. Os Eccos em reforma retomarão suas atividades assim que as obras forem concluídas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.