Inclusão orienta municípios sobre nova etapa do programa Novos Rumos
Representantes de 41 municípios sergipanos, que deverão integrar o programa de Qualificação Profissional Novos Rumos em 2012, participaram nesta quinta-feira, 2, de um encontro na Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) para conhecer a lista de 23 cursos que a secretaria irá ofertar à população extremamente pobre dos municípios.
Os representantes municipais terão o prazo de uma semana para enviar à Secretaria a demanda dos cursos de que necessitam. As cidades classificadas pelo Censo IBGE 2010 com maior população extremamente pobre, proporcionalmente, terão prioridade e poderão escolher quatro tipos de curso. As cidades que aparecem com o segundo maior percentual poderão escolher dois tipos.
“É importante ressaltar que os municípios devem se empenhar para alavancar o sucesso desse projeto, pois quem nos repassa a demanda é o município. Por isso as prefeituras precisam se envolver nas ações realizadas pelo Estado, avaliar a demanda de cursos de sua população e adequá-la às oportunidades de trabalho existentes em cada região”, ressaltou a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.
“Quando falamos em qualificar os extremamente pobres, é fundamental que essas pessoas não fiquem com medo de perder o benefício do Bolsa Família. De agora em diante, aquele que se empregar perde o benefício, mas, caso perca o emprego, volta a ter direito ao Bolsa Família. Os municípios precisam orientar a população sobre isso e explicar, inclusive, que quem não participar de ações como essa perde a bolsa em médio prazo, nas avaliações e recadastramentos periódicos”.
A meta do Novos Rumos para 2012 é qualificar quatro mil pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza. No mínimo 50% dos inscritos em uma turma de qualificação devem ser extramente pobres, com comprovação no Cadastro do CadÚnico.
“Até 2014, a meta do Governo do Estado, através da Seides e da Secretaria de Estado do Trabalho, é qualificar e gerar oportunidades de empregabilidade para pelo menos 15 mil pessoas”, explicou a diretora de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira.
Bons resultados
A secretária de Assistência Social de Pirambu, Carmélia Sobral, relatou que a primeira fase do projeto rendeu bons frutos em seu município. “Ano passado solicitamos à Seides duas turmas de pedreiros, uma de pintor e uma de gesseiro. Para a nossa alegria os cursos foram um sucesso e trouxe muita sorte para os alunos. Uma empreiteira da capital contratou todos os alunos que se formaram, cerca de 60 pessoas. Ficamos tão felizes com o resultado que já enviamos outro ofício informando a nossa demanda para 2012”, destacou.
O prefeito de Pedrinhas, José Antônio Silva Alves, ressaltou a relevância do projeto para sua cidade. “Os cursos são de grande valia para a qualificação profissional da população. Torcemos para que sejam instaladas indústrias em nosso município, pois dessa forma, a mão-de-obra qualificada terá mais empregos garantidos e não precisará procurar outros pólos”.
Participantes
Ainda participaram da reunião o secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas, o secretário executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju, Neilton Santana e a diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira.
Também estiveram presentes secretários municipais de Assistência Social, coordenadores de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), representantes dos Espaços de Cultura e Convivência Social (ECCOS), diretores de escolas estaduais e representantes da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) dos municípios.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]