[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) está entregando desde a quinta-feira, 8, todos os materiais (colchões, cobertores, filtros, toalhas, mosquiteiros) e alimentação necessários para atender aos municípios atingidos pelas chuvas. Ao todo, a Secretaria já enviou mais de 730 colchões, 630 lençóis, 720 cobertores, 150 filtros, 60 travesseiros e 3.080 cestas básicas às cidades com mais necessidade.

Outros gêneros alimentícios também foram distribuídos às famílias atingidas através da Seides, a exemplo de 1.295 sanduíches, 1.600 achocolatados, entre outros itens. “Diante do sofrimento da população, a Seides tem feito tudo que está ao seu alcance para minimizar a aflição das pessoas. Esse é o compromisso da Secretaria de Inclusão Social e do governo Marcelo Déda com a população”, enfatiza a secretária de Estado da Inclusão, Maria Luci Silva.

Mudança climática

Segundo o meterologista do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), Overland Amaral, o tempo deve melhorar nos próximos dias. “O céu varia de nublado a encoberto com possibilidades de chuvas de moderada em praticamente todo o território do estado. A partir de hoje, o quadro apresenta uma ligeira melhoria, especificamente na intensidade de chuva, que será reduzida em área e volume no litoral sul do Estado. Na próxima segunda-feira, 19, haverá uma melhoria acentuada”, informa Overland.

Defesa Civil

De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, emitido na noite desta quarta-feira, 14, o quantitativo de pessoas atingidas pelas chuvas chega a 3.700, sendo que 2.244 estão desalojadas, ou seja, deixaram suas casas e estão em casas de amigos e parentes, e 1.455 estão desabrigadas.

Segundo informações do gerente de Planejamento da Defesa Civil Estadual, capitão Alexandre Alves, os municípios de Aracaju, Pacatuba, Carmópolis e Ilha das Flores já decretaram situação de emergência. “Provavelmente Nossa Senhora do Socorro será o próximo município a entrar com decreto. A equipe da Defesa Civil Estadual está fazendo um levantamento dos prejuízos causados aos municípios afetados pelas chuvas. A partir disso, serão diagnosticadas as cidades que receberão interferência da Defesa Civil Estadual”, informa o capitão.

Até agora, 17 municípios tiveram prejuízos registrados por causa das chuvas: Aracaju, Tobias Barreto, Carmópolis, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, Santa Rosa de Lima, Laranjeiras, São Cristóvão, Estância, Barra dos Coqueiros, Itabaiana, Salgado, Pacatuba, Ilha das Flores, Brejo Grande e Neópolis.

Os municípios com maior número de registros são Aracaju, Carmópolis, Socorro e São Cristóvão e Pacatuba. Na capital, cerca de 450 pessoas continuam abrigadas em seis escolas estaduais. De acordo com o boletim da Defesa Civil, São Cristovão teve 452 casas danificadas e 175 desabrigados.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.