[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realizou nesta sexta-feira, 19, a primeira reunião do Fórum Estadual de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (Feorg/SE), previsto para acontecer a cada três meses.

Além da capacitação das coordenadoras municipais na área de políticas públicas, o encontro foi marcado pela assinatura de um termo para a estruturação física do prédio das Coordenadorias Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM). São móveis e equipamentos eletroeletrônicos como filmadoras e projetores que vão facilitar o trabalho dos servidores e permitir um melhor acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Inicialmente, as coordenadorias dos municípios de Japaratuba, Propriá, Itabaiana e Itabi foram beneficiadas, mas de acordo com a coordenadora estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Neusa Malheiros, a intenção é que 24 cidades recebam o benefício. Depois da entrega simbólica desta sexta, todos os equipamentos serão levados às cidades beneficiadas nesta fase nas próximas segunda e terça-feiras, dias 22 e 23.

“Esperamos que ainda neste primeiro semestre mais cinco coordenadorias municipais sejam beneficiadas. Temos outro projeto em licitação, através do qual vamos beneficiar outras coordenadorias. Além desse, existe um terceiro projeto em análise no Governo Federal para beneficiar mais 15 unidades para chegarmos ao total de 24 coordenadorias estruturadas no estado”, explicou.

Autonomia para os municípios

Segundo Neusa Malheiros, o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres (SPM), firmou convênio com os Estados para o repasse de todos os equipamentos aos municípios. O projeto faz parte do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. “Este projeto visa o fortalecimento da institucionalização da política para as mulheres nos municípios. Além disso, permite que os servidores trabalhem melhor e atendam às mulheres em vulnerabilidade social com mais qualidade”, afirmou Neuza.

O Feorg foi criado em 2009 em conjunto com as coordenadorias municipais de políticas para mulheres no sentido para aumentar o intercâmbio entre Estado e municípios. “A criação do fórum deu-se no sentido de ser um espaço de capacitação permanente das coordenadoras na área de políticas públicas”, acrescentou Neusa Malheiros.

Na avaliação da secretária de Políticas Públicas Especiais para as Mulheres de Propriá, Elizabete Nunes, a doação dos equipamentos eletroeletrônicos é importante porque minimiza os problemas estruturais da secretaria. “Agora vamos ter a oportunidade de montar toda a nossa estrutura e poder atender melhor as mulheres que nos procuram. Vamos poder fazer coisas simples, como passar vídeos e outras atividades”, afirmou Elizabete.

Já a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Propriá, Irany Alaíde Silva, observou como uma iniciativa louvável e determinante para uma boa execução dos trabalhos voltados para as mulheres da região. “Esses equipamentos são um avanço porque não temos condições de estruturar sozinhos as coordenadorias. Em Propriá, a coordenadoria funciona dentro de uma Secretaria e, fisicamente, não temos nada para que se possa fazer um trabalho mais eficaz”, ressaltou.

Participaram do encontro as coordenadoras de Políticas Públicas para as mulheres dos municípios de Barra dos Coqueiros, Maruim, Propriá, Itabaiana, Carmópolis, Estância, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Tobias Barreto, Japaratuba e Umbaúba.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.