Inclusão capacita profissionais do atendimento a crianças e adolescentes
Técnicos do departamento de Assistência Social da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizaram na manhã desta terça-feira, 19, o segundo encontro com os coordenadores e técnicos de referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos. A primeira reunião aconteceu no último dia 14 com representantes de quatro territórios sergipanos.
Nesta terça, o evento reuniu profissionais de mais quatro territórios param discutir a nova metodologia do Serviço, aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). De acordo com a coordenadora Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Maria de Fátima Leite, os municípios já receberam o novo caderno metodológico e a reunião serve para sanar as dúvidas dos profissionais.
No novo caderno metodológico contém as normativas e mudanças para execução do Serviço. O Peti está inserido no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.” O programa foi ampliado e, entre outras mudanças, aumentou sua abrangência para além dos casos de trabalho infantil. Os profissionais devem se adaptar às novas normas”, relatou Fátima.
A coordenadora do Peti do município de Riachuelo, Maria Augusta Santos, avaliou as mudanças positivamente. “O serviço agora está mais abrangente, podemos incluir outras crianças no Programa. Por muitas vezes tivemos que impedir a inserção delas, já que não estavam no trabalho infantil. Atendemos cerca de 200 crianças e já podemos pensar em ampliar o serviço”, destacou.
A psicóloga do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Maria Giceli Carvalho, afirmou que a nova metodologia amplia a rede de proteção. “As mudanças nas normas do programa são muito importantes para possibilitar a inserção de novos beneficiários. Com a ampliação do atendimento, contamos também com um aporte financeiro para melhorar a qualidade da prestação de serviços”, apontou.
Projovem
Nas próximas quarta e quinta-feiras, 27 e 28, a Seides promove uma reunião com os coordenadores e técnicos de Referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de 15 a 17 anos – Projovem Adolescente – do Estado de Sergipe. O evento será realizado no auditório da Seides, a partir das 8h.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Inclusão capacita profissionais do atendimento a crianças e adolescentes – Fotos: Edinah Mary/Seides