Inclusão capacita multiplicadores municipais sobre novo formulário do CadÚnico
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), inicia na próxima segunda-feira, 12, a capacitação de 75 técnicos municipais que atuam na operacionalização do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único para a formação de multiplicadores nas suas regiões. O evento segue até o dia 16 e será realizado a partir das 8 horas no Hotel D’Burguês, localizado no bairro Coroa do Meio, em Aracaju.
Atualmente, o CadÚnico já identifica famílias indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, famílias com componentes resgatados do trabalho análogo ao de escravo e famílias assentadas pela Reforma Agrária e beneficiárias Programa Nacional de Crédito Fundiário. Com a implementação da Versão 7, novos grupos diferenciados serão identificados, a exemplo de ciganos, população ribeirinhas, permitindo ao poder público desenvolver políticas adequadas a cada segmento populacional.
O instrutor e coordenador estadual do CadÚnico e Bolsa Família, Carlos Passos, destacou o papel que os profissionais capacitados terão que desempenhar após a oficina. “Nós, instrutores, temos agora o compromisso de formar novos multiplicadores do conhecimento adquirido sobre o campo 2.07. Vamos realizar outras oficinas com profissionais do interior do estado para repassarmos o aprendizado e para que possam replicar em suas cidades”, frisou.
Programação
12/12, segunda-feira
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h40 – Dinâmica de Apresentação: “Com que cara você veio?”
10h20 – Exposição Oral: Habilitação dos Novos Instrutores
10h30 – Aula Dialogada: Apresentação dos Conceitos de Comunicação
10h45 – Dinâmica de Grupo: “Cometa Halley”
10h55 – Exposição Oral: Comunicação
11h00 – Exposição Oral: Informações Gerais sobre o Programa de Capacitação
11h40 – Exposição Oral: Principais Técnicas de Apresentação
12h00 – Almoço
13h20 – Dinâmica Vitalizadora – Texto: Descascando Abacaxi
13h35 – Vídeo Nº 01: Didática para os Instrutores
13h55 – Leitura: “Dicas de como Driblar o Medo de Falar”
14h25 – Orientação para Capacitação de Instrutores e Dinâmica do Minuto
14h55 – Tempestade de Ideias: O que vocês entendem por exclusão social no país?”
15h05 – Vídeo Nº 02: O Cadastro Único para Programas Sociais
15h45 – Intervalo
16h05 – Exposição Oral: Processo de construção do Novo Formulário do CadÚnico
16h20 – Teste inicial (Etapas I, II e III)
17h15 – Encerramento do dia
13/12, terça-feira
8h – Exposição Oral e Atividade: Orientações Gerais ao Entrevistador
8h10 – Vídeo Nº 03: O Processo de Entrevista e o Entrevistador
8h55 – Exposição Oral: Formulário de Cadastramento
9h – Vídeo Nº 04: Como Registrar as informações nos Formulários do CadÚnico –
9h45 – Exposição Oral: Bloco 01 – Identificação e Controle
9h50 – Vídeo Nº 05: Bloco 01 – Identificação e Controle
10h – Intervalo
11h – Exposição Oral: “Exemplos de Preenchimento do Endereço da Família”
12h – Almoço
13h20 – Dinâmica: Tempestade
13h55 – Revisão de Conteúdo
14h05 – Exposição Oral: Bloco 02 – Características do Domicílio
14h20 – Vídeo Nº 06: Bloco 02 – Características do Domicilio
15h05 – Intervalo
15h35 – Exposição Oral: Bloco 03 – Família
16h15 – Vídeo 07 – Bloco 03 – Família
16h55 – Exposição Oral: Bloco 04 – Identificação da Pessoa e Bloco 05 – Documentos
17h15 – Vídeo Nº 08 – Bloco 04 – Identificação da Pessoa e Bloco 05 – Documentos
17h40 – Encerramento do dia
14/12, quarta-feira
8h – Jogo de Perguntas e Respostas
8h30 – Exposição Oral: Informações Importantes (Bloco 4)
9h – Exposição Oral: Bloco 06 – Pessoas com Deficiência
9h15 – Vídeo Nº 09 – Bloco 06 – Pessoas com Deficiência
10h – Intervalo
10h15 – Exposição Oral: Bloco 07 – Escolaridade
10h25 – Dinâmica do Quebra-Cabeça de Conceitos
10h45 – Vídeo Nº 10 – Bloco 07 – Escolaridade
12h – Almoço
13h20 – Dinâmica: Cadeira Premiada
13h40 – Exposição Oral: bloco 08 – Trabalho e Remuneração
13h45 – Dinâmica Tempestade de Ideias
13h50 – Exposição Oral: Bloco 08 – Trabalho e Remuneração
14h – Vídeo Nº 11 – Bloco 08 – Trabalho e remuneração
14h50 – Exposição Oral: Bloco 09 – responsável pela Unidade Familiar, Bloco 10 – Marcação Livre para o Município e Comprovante de Prestação de Informação
15h20 – Intervalo
15h35 – Exposição Oral: Objetivo da Aula 13 – Cadastramento de Povos e Comunidades Tradicionais
15h40 – Vídeo Nº 12 – Povos e Comunidades Tradicionais: Quilombolas e Indígenas
16h25 – Exposição Oral: Cadastramento de Famílias Quilombolas e de Famílias Indígenas
16h55 – Exposição Oral: Autoidentificação dos Povos Indígenas, Documentação, Endereço de Famílias Indígenas e Formulário Principal
17h30 – Encerramento do dia
15/12, quinta-feira
8h – Exposição Oral: Formulários Avulsos 1 e 2
8h10 – Dinâmica dos Formulários Avulsos
8h20 – Exposição Oral: Formulários Suplementares
9h05 – Exposição Oral: Cadastramento de Pessoas em Situação de Rua – Formulário Suplementar
9h10 – Tempestade de ideias
9h25 – Vídeo Nº 13 – Orientações para o Cadastramento de Pessoas em Situação de Rua
9h45 – Exposição Oral: O que são Pessoas de Rua; Pessoas em Situação de Rua; Abrigados, Acampados e Assentados são Pessoas em Situação de Rua?; Preenchimento do Formulário Principal e Suplementar 2
10h15 – Intervalo
10h45 – Dinâmica: O que você lembra?
10h55 – Exposição Oral – aula 17 (Cadastramento de Grupos Tradicionais e Específicos – Preenchimento do Formulário Suplementar 1)
11h – Tempestade de ideias
11h10 – Exposição Oral
11h15 – Vídeo: Trabalho Escravo
11h30 – Exposição Oral
11h45 – Exercícios
12h00 – Almoço
13h20 – Exposição Oral – aula 17 B (Cadastramento de Grupos Tradicionais e Específicos – Preenchimento do Formulário Suplementar 1 – Quesito 2.07)
13h25 – Exposição Oral – aula 17 B (Famílias Ciganas, extrativistas, pescadores artesanais, pertencentes à comunidade de terreiros, Ribeirinhas)
14h35 – Dinâmica: Desfazendo o Nó
14h45 – Exposição Oral – aula 17 C (Famílias de Agricultores Familiares, assentadas da reforma agrária e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário)
15h20 – Intervalo
15h35 – Exposição Oral – aula 17 C (Famílias Acampadas, atingidas por empreendimentos de infraestrutura, de presos do sistema carcerário, catadores de material reciclável e famílias que não se enquadram em nenhuma categoria relacionada.)
17h05 – Atividade: “Importância de Identificar corretamente as famílias no Cadastro Único”
17h35 – Encerramento do dia
16/12, sexta-feira
8h00 – Exposição Oral: Dramatização – Correlação entre Teoria e Prática
8h10 – Dramatização
9h35 – Intervalo
9h50 – Exposição Oral: Teste Final
10h – Teste Final
12h – Almoço
13h20 – Reforço do Teste Final
14h20 – Avaliação da Capacitação
14h35 – Dinâmica de Encerramento: Com que Cara você esta indo
15h20 – Lanche – Encerramento da Capacitação
- Inclusão capacita multiplicadores municipais sobre novo formulário do CadÚnico – Imagem/Divulgação