Inclusão apresenta novo formato do PAA-Leite a municípios
Para apresentar o novo formato do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Leite (PAA-Leite) executado em Sergipe e ressaltar a possibilidade da ampliação do programa para mais 11 municípios sergipanos, a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, e a adjunta, Maria Luci Silva reuniram nesta segunda-feira, 15, prefeitos e representantes das cidades selecionadas para integrar o programa.
Com o novo formato, ficou estabelecido que o PAA-Leite de Sergipe deverá efetuar o pagamento direto ao produtor, haverá aperfeiçoamento da gestão e controle social, reativação do grupo gestor, fortalecimento da cadeia produtiva do leite, além de atingir os beneficiários que estão em extrema pobreza, entre outras determinações.
Segundo a secretária Eliane Aquino, as alterações foram realizadas de acordo com solicitações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MFS). “O programa será remodelado para atender melhor à população em situação de extrema pobreza. Essa reunião é para ressaltar as responsabilidades de cada ator na execução desse trabalho. A nova roupagem do programa está sendo feita de acordo com as condições do MDS”.
Para o prefeito de Neópolis, Marcelo Guedes, o encontro serviu para esclarecer as dúvidas dos municípios sobre a forma de execução do programa. “Tinha algumas dúvidas sobre como é feita a distribuição do leite nos povoados. Era preciso participar dessa reunião, principalmente para entender o papel das prefeituras na execução deste novo programa”.
O prefeito de Pedrinhas, José Antonio Silva, disse acreditar na eficácia do PAA-Leite em seu município. “Através desse encontro, já posso planejar quais serão os próximos passos para a execução do programa. Garanto que teremos boa vontade em implantar o programa e, dessa forma, as dificuldades que aparecerem serão vencidas”.
Nova coordenação
A nova coordenadora estadual do PAA-Leite, Rosilene Rodrigues, ex-presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean) apresentou o novo modelo do programa e destacou o papel dos atores envolvidos no PAA-Leite e algumas conquistas que o programa já alcançou durante seu período de execução.
Programa
O Programa do Leite estimula a produção e assegura o consumo diário de leite a 33,5 mil famílias sergipanas. Atualmente, o programa atende a 35 municípios, fortalecendo a cadeia produtiva do leite por meio da geração de renda e da garantia de preço do produto da agricultura familiar, diminuindo a vulnerabilidade social com o combate à fome e à desnutrição. Os governos Federal e de Sergipe investiram, em 2010, mais de R$ 11,5 milhões na operacionalização do programa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Inclusão apresenta novo formato do PAALeite a municípios – Fotos: Ascom/Seides