Incentivo do Governo garante carnaval de sucesso em Neópolis
O carnaval em Neópolis, distante 120 quilômetros da capital e considerado como a segunda maior festa de frevo do país, reuniu milhares de sergipanos e turistas de vários estados do Brasil neste domingo, dia 14, marcado por um céu azul e por muita alegria e diversão. Os festejos momescos no município foram assegurados, mais uma vez, graças ao empenho da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), seguindo orientação do governador Marcelo Déda, através do Fundo Estadual de Patrocínio para Projetos Sócio-Culturais e de Comunicação Social (Fepcs) como investimento da estratégia governamental de fortalecimento das tradições culturais sergipanas.
Segundo o prefeito do município de Neópolis, Marcelo Guedes, sem a ajuda do governador Marcelo Déda, através da Fepcs, o carnaval deste ano não seria um sucesso. “Este carnaval tem tradição e é um dos melhores do Brasil. Eu agradeço ao governador Marcelo Déda por incentivar a cultura nos municípios, pois sem o apoio do governo as prefeituras não dariam conta sozinhas”, agradeceu.
Felicidade estampada
De muito longe era possível avistar, entre ladeiras e esquinas, a alegria estampada no rosto dos foliões, que puderam desfrutar das bandinhas de frevo e guerrear com as tradicionais farinhas de maizena. “Já estou prontinha para cair na folia. Este ano a organização está excepcional e a cada dia que passa o Governo capricha e fica melhor. Esta festa é a melhor do Brasil”, afirmou entusiasmada, Carla Patrícia, de 20 anos.
Jarleide Barroso, proveniente de Aracaju, está encantada com a magnitude do carnaval em Neópolis. “Estou encantada com o município e com essa festa grandiosa. Trouxe mais duas amigas para conhecer e elas estão adorando. O Governo está de parabéns por patrocinar este carnaval que tem na sua essência o frevo e as brincadeiras de rua”, parabenizou.
Um dos organizadores de blocos há mais de 10 anos, seu José Diniz revigora o amor pelo carnaval da cidade ribeirinha a cada ano com a ressalva de que este é, sem dúvidas, um dos melhores que ele já viu. “Brinco em Neópolis desde garoto e há 10 anos faço parte da organização. É um prazer participar de forma tão direta desta festa que eu amo”, afirmou.
Roda da economia
Quando se impulsiona o turismo, a roda da economia começa a girar e aquecer a renda de centenas de trabalhadores que tiram proveito das festas de carnaval para complementar a renda no final do mês. Alguns se arriscam e fazem de seus caminhões moradia improvisada, tudo para não perder um só cliente. A exemplo de Laélcio dos Santos, 35, que há três anos trabalha vendendo cerveja no carnaval de Neópolis, acampando literalmente com a família num caminhão. “Este é o meu terceiro ano consecutivo que venho vender cerveja aqui. Essas festas nos ajuda a conseguir um dinheirinho extra no final do mês. Sou de Moita Bonita e vim vender minhas mercadorias, espero vender tudo”, disse.
Camisildo
O Camisildo esteve presente ao carnaval de Neópolis com o Bloco da Prevenção e distribuiu mais de cinco mil preservativos. De acordo com Almir Santana, os municípios foram orientados a instalar estandes informativos nos locais da festa carnavalesca. “O Governo de Sergipe disponibilizou, com o apoio do Ministério da Saúde, banners informativos, camisetas, porta-camisinhas, filipetas e leques, além dos preservativos”, acrescentou.
Fundo de Patrocínio
O Fundo de Patrocínio, meio pelo qual o Estado forneceu apoio aos municípios e entidades, foi criado pela Secom do Governo de Sergipe em dezembro de 2007 para apoiar e fomentar a execução de projetos culturais e turismo locais, pilares de extrema importância para a sociedade sergipana. A avaliação foi efetuada considerando todos os itens inseridos no Edital Nº 01/2010.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Incentivo do Governo garante carnaval de sucesso em Neópolis – Foto: Marco Vieira/ASN