[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu, na última quinta-feira, 9, a visita do fotógrafo do Ministério da Saúde (MS), Radilson Carlos Gomes. Ele veio até Sergipe registrar ações do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192 Sergipe), Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) e o Hospital Regional de Lagarto, o Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro.
 
O fotógrafo percorreu os municípios de Boquim, Simão Dias e Lagarto em busca de imagens do bom funcionamento do SUS, registrando tanto as instalações das unidades, quanto os trabalhadores e os usuários que recebem atendimentos nelas.

Em Boquim, o fotógrafo explorou as instalações da UPA 24 horas e os profissionais de saúde. Já em Simão Dias, ele registrou a integração entre a UPA 24 horas e o Samu 192 Sergipe, com destaque para os trabalhadores. Em Lagarto, foram fotografadas as instalações da unidade e o atendimento aos pacientes.

Melhores ações do SUS
 
De acordo com o fotógrafo, os trabalhos desenvolvidos na área da saúde pelo Governo de Sergipe farão parte de um arquivo do Ministério da Saúde. “As imagens que fiz hoje são utilizadas para mostrar as melhores ações do SUS e a Secretaria de Atenção à Saúde vai usá-las para divulgar em todo país as ações desenvolvidas pelo Ministério”, disse Radilson Carlos Gomes.

Além da visita as unidades hospitalares do interior do Estado, o fotógrafo capturou imagens da Academia da Cidade, serviço gerido pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju. Desde 2004 o programa incentiva a população a praticar atividades físicas e tem mais de seis mil usuários em 15 pólos espalhados pela capital sergipana.
 
Trabalhos imagéticos    
 
O fotógrafo Radilson Carlos Gomes faz documentários em imagens sobre saúde pública e já percorreu várias partes do país, inclusive as fronteiras do Mercosul, onde ele mostrou as ações realizadas nos limites territoriais do Brasil. As imagens se tornaram um livro intitulado ‘Mercosul: Por Onde Passa a Saúde’, e lançado em 2008. “Eu visitei todos os países do Mercosul e as fronteiras para registrar imagens das ferramentas de saúde dos países vizinhos e a integração com SUS”, explicou.
 
Outro trabalho de destaque de Radilson Gomes diz respeito à Saúde Mental, intitulado de ‘Saúde Mental: Novo Cenário, Novas Imagens – Programa de Volta para Casa.’ “O trabalho foi realizado no município de Barbacena, em Minas Gerais, onde a história da saúde mental é muito intensa, contamos, através de imagens, a história da luta antimanicomial e as residências terapêuticas. Lá, existiam sete manicômios e hoje são três hospitais apropriados para receber as pessoas com transtorno mental”, contou o fotógrafo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.