[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Você e a moto: uma união feliz”. O tema da Semana Nacional de Trânsito foi o abordado hoje, 20, no III Fórum de Educação para o Trânsito que está sendo realizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Até o dia 25 acontecem palestras no auditório do Sest/Senat, na avenida Tancredo Neves. O tema foi apresentado pelo instrutor da Polícia Rodoviária Federal, Lenaldo Menezes Mota, para estudantes do ensino médio.

“Vamos abordar o uso da motocicleta no trânsito, como utilizar a direção defensiva com o objetivo de evitar acidentes, já que numa eventual colisão com um carro, o dano maior é sempre para o motociclista”, contou o instrutor Mota aos futuros condutores. Ele utilizou vídeos de acidentes para ilustrar o risco sempre presente e contou um pouco de sua experiência de 19 anos conduzindo uma moto.

Nessa manhã estiveram presentes os estudantes dos colégios Ômega, São Rafael e Patrocínio São José. A assistente social dessa última escola, que acompanhou os estudantes, Hélia Nascimento Santos, contou que a escola realiza um projeto interdisciplinar de cidadania. “O trânsito é um dos temas inclusos e estar aqui hoje é um reforço a mais, pois só vem agregar valores ao nosso trabalho”, elogiou.

“Não adianta somente os órgãos como a SMTT, o Departamento Nacional de Trânsito, o CPTRAN e outros fazerem as campanhas educativas se a sociedade não acatar junto com a gente. Por isso é importante que vocês, jovens, estejam aqui”, disse a instrutora da Escola de Trânsito da SMTT, Selma Dantas. Ao final do dia de palestras, acontece a apresentação da esquete teatral “Quem corre muito chega primeiro no céu”, com integrantes do grupo Oxente.

Os estudantes também recebem um kit educativo com material e jogo informativo e camiseta. O tema nacional abordado pelo Denatran visa minimizar o crescente índice de acidentes envolvendo motociclistas, ocasionado, em grande parte, pelo aumento do número de motos no trânsito conduzidas por pessoas sem a devida prudência e perícia. As palestras também são abertas para o público em geral.

Teatro da SMTT

Paralelo ao Fórum, blitze são realizadas na cidade, com farta distribuição de panfletos educativos, além da apresentação do grupo de teatro da SMTT. No dia 25, segunda-feira, os Colégios Arquidiocesano e Salesiano vão receber o teatro e equipes da SMTT que desenvolverão trabalhos sobre o trânsito. Mais de 1.200 estudantes já participaram do Fórum.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.