Ignácio Barbosa, fundador da cidade, é homenageado pelo prefeito Marcelo Déda
“Faz parte da cultura humana a necessidade dos mitos fundadores para que nós nos reconheçamos em nossa origem e possamos seguir rumo ao desenvolvimento. Mas eles não esgotam em si a história de um povo. Ignácio não esgota em si próprio toda a aventura humana e social que foi a construção desta cidade, mas simboliza todos os homens e mulheres, famosos ou anônimos, que acreditaram neste sonho e vieram construir esta cidade”, destacou o prefeito Marcelo Déda.
Para ele, Aracaju é o resultado vitorioso da junção de belezas naturais com a luta de seu povo. “Temos uma paisagem magnífica e um povo extraordinário, que ao longo de 149 anos acreditou na sua capacidade e fez desta cidade um monumento à inteligência e à luta de todos os sergipanos”, afirmou. “Não há outra cidade como esta, com tamanha vocação para produzir sonhos e transformá-los em realidade”, resumiu.
A professora da rede municipal de ensino, Cacilda Campos, declamou a poesia Aracaju, Rosa Menina do Brasil, escrita em 1955 por José Góes Duarte. Além dos deputados estaduais Fabiano Oliveira e Ana Lúcia, e do ex-prefeito de Aracaju, João Augusto Gama, diversos vereadores, secretários municipais, autoridades militares e alunos de escolas municipais prestigiaram a solenidade. O encerramento foi realizado pela banda do 28º Batalhão de Caçadores, com a música Cheiro da Terra, do grupo sergipano Cataluzes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Ignácio Barbosa
- fundador da cidade
- homenageado pelo prefeito Marcelo Déda – Fotos: Márcio Dantas