Ideb: Sergipe vem avançando nos últimos anos
Os anos iniciais do ensino fundamental das escolas da rede estadual de Sergipe revelaram um avanço significativo no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). De 3,0 em 2005 passou para 3,9 em 2011. Também foi identificada uma elevação das taxas de aprovação, que saltaram de 0,73 em 2005 para 0,84 em 2011. Foi constatada ainda a melhoria no desempenho dos alunos da rede estadual na Prova Brasil, cuja nota média padronizada passou de 4.16 em 2005 para 4.72 em 2011.
O Ideb foi anunciado na última terça-feira, 14, pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante. Constatou-se uma evolução do Ideb na rede estadual de ensino de Sergipe de 2005 para cá, quando foi aplicado pela primeira vez a Prova Brasil. No primeiro ano de avaliação, 2005, o índice foi de 3,0; em 2007 subiu para 3,4, já em 2009 pulou para 3,7, e em 2011 evoluiu para 3,9.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, esses resultados refletem o trabalho realizado pela Rede Estadual nas séries iniciais, com a execução do programa de alfabetização e ensino estruturado. “Esses programas adotam material didático específico, utilizando uma metodologia de ensino baseada no método fônico, com ações e ferramentas de planejamento, monitoramento e avaliação sistemática”, destacou.
Quanto aos dados dos anos finais do ensino fundamental, a rede pública estadual apresentou um melhor desempenho na Prova Brasil, cuja nota média padronizada evoluiu de 4,32 em 2009 para 4,40 em 2011, ficando acima da média do Nordeste, que foi de 4,30. Esses resultados não contribuíram para uma melhoria significativa do Ideb, que atingiu a média 2,9; no entanto, conseguiu elevar o índice com relação a 2009, cujo valor foi 2,7.
No entendimento do secretário Belivaldo Chagas, os efeitos dos programas de alfabetização e ensino estruturado aplicados nos anos iniciais do ensino fundamental ainda não foram observados nos anos finais porque os beneficiados ainda não atingiram o 9° ano do ensino fundamental, ano da aplicação da Prova Brasil. “Além disso, de cada 100 alunos que frequentam o nível fundamental maior, apenas 66 logram aprovação”, enfatizou o secretário.
Preocupado com esses índices do ensino fundamental maior, Belivaldo Chagas disse que a Seed vem discutindo com a comunidade escolar a estruturação curricular de cada unidade de ensino e implantando instrumentos de planejamento e acompanhamento das ações pedagógicas das escolas, assim como implantando ações de melhoria da gestão escolar.
“É conveniente ressaltar que o Ideb é um índice, ou seja, uma medida educacional. Assim sendo, não se propõe a resolver os problemas do sistema de ensino. O objetivo do índice é medir a qualidade da Educação Básica. Também não é adequado estabelecer ranking de redes de ensino e de escolas, pois o que deve ser observado é o avanço ou recuo de uma, bem como os fatores que contribuíram para isso. Cada escola e cada rede de ensino devem ser comparadas consigo mesma, observando médias regionais e nacionais dentro da série histórica do Ideb”, afirmou.
Ensino Médio
No que se refere ao ensino médio, foi observada a manutenção da mesma média de 2009, que é de 2,9. Entretanto, registrou-se uma melhoria nas taxas de aprovação, que passaram de 0,70 em 2009 para 0,74 em 2011.
Como ocorre com as ações voltadas para os anos finais do ensino fundamental, a Seed está discutindo com a comunidade escolar a estruturação curricular de cada unidade de ensino e implantando instrumentos de planejamento e acompanhamento das ações pedagógicas nas escolas, assim como implantando ações de melhoria da gestão escolar.
Resultados por unidades
Das 170 escolas que tiveram os anos ou séries iniciais do ensino fundamental avaliadas, 18 obtiveram índice igual ou acima de 4,7 – que é a projeção da rede estadual do Brasil; 92 obtiveram índice igual ou acima de 3,8; 103 igual ou acima de 3,7, e 67 abaixo de 3,7. Ao verificar por unidade de ensino, o Ideb de quatro escolas obteve a nota de 5,6: Oratório São João Bosco e São Cristóvão, em Aracaju; Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto, e Eduardo Silveira em Itabaiana.
Com relação às 172 escolas cujos anos ou series finais foram avaliadas, 15 obtiveram índice igual ou acima de 3,8 – que é a projeção da rede estadual do Brasil; 43 igual ou acima de 3,3 – que é a projeção para Sergipe; 65 igual ou acima de 3,1; e 107 abaixo de 3,1.
Indicadores
O Ideb foi criado com o objetivo de medir a qualidade da Educação Básica levando em consideração os seguintes indicadores: Desempenho da Prova Brasil em Língua Portuguesa e Matemática, aplicada de forma universal no 5° e no 9° anos do ensino fundamental; fluxo escolar; desempenho do SAEB em Língua Portuguesa e Matemática aplicado de forma amostral na rede privada no 5° e 9° anos do fundamental e na rede pública no 3° ano do ensino médio.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Ideb: Sergipe vem avançando nos últimos anos – Fotos: Ascom/Seed