[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Devido aos festejos juninos, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) montou um esquema especial para atender aos casos de queimaduras típicos do período. A unidade ampliou o número de leitos para queimados, o que inclui uma retaguarda de quatro leitos, e está com uma escala diferenciada de profissionais.

Apenas no São João, considerando-se o período de 23 a 25 de junho, foram registrados 34 atendimentos a vítimas de queimaduras na UTQ do Huse. O destaque mais uma vez foi para os casos provocados por fogos de artifício, com 18 registros. Além dos fogos, em todo o mês de junho é comum o registro de queimaduras por líquidos aquecidos, alimentos quentes e substâncias inflamáveis, como o tinner, muito utilizado para acender fogueiras.

Se comparado ao mesmo período de 2011, quando foram registrados 60 atendimentos, os números foram reduzidos em quase 50% neste São João. De acordo com a coordenadora médica da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), Madeleine Ramos, a estrutura da UTQ está preparada para um possível aumento de casos, já que a época junina ainda não acabou. “Estamos com um esquema montado para todo o período, inclusive para os dias mais críticos, que são as vésperas do São João e do São Pedro”, destacou.

Em casos menos graves de queimaduras, a entrada do paciente está sendo feita pela Sala de Sutura do Pronto Socorro. Já para os de maior gravidade, a Área Vermelha está preparada para prestar o atendimento, estabilizando o paciente, encaminhando para o Centro Cirúrgico e, em seguida, para a UTQ.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.