HUSE reforça plantões para atendimento durante as festas de fim de ano
O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) já definiu o esquema de atendimento para o fim deste ano, inclusive durante as festas natalinas (24 e 25) e o Reveillon (31 de dezembro e 1º de janeiro). De acordo com a diretora-técnica do hospital, Lycia Diniz, as escalas de plantão foram reforçadas para garantir o pleno acesso da população aos serviços oferecidos no HUSE.
Nove clínicos gerais, cinco pela manhã e quatro à tarde, vão atender no Pronto-Socorro Adulto nos dias 24 e 31 deste mês, em plantões de seis horas (7h às 13h, 13h às 19h e entre as 19h e às 7h do dia seguinte). Já à noite e nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro, a escala contará com mais dois profissionais para atender a pacientes internados na unidade.
"Uma novidade é que pela primeira vez as escalas foram fechadas com a inclusão nos plantões de seis médicos residentes, sendo dois na cirurgia geral, dois na clínica médica e mais dois pediatras", informou Lycia Diniz. Além disso, dois clínicos também vão atuar no acolhimento e classificação de risco do Pronto-Socorro, outro fará os internamentos e atenderá as intercorrências nas alas de internação, enquanto um terceiro fará a assistência àqueles pacientes em observação antes de serem internados no HUSE.
Nos centros Cirúrgico e de Trauma, para onde são encaminhados os pacientes mais graves, vítimas de acidentes automobilísticos ou feridos por arma de fogo, quatro cirurgiões gerais trabalharão em turnos de 12 horas (das 7h às 19h e das 19h às 7h), nos dias 24, 25, 31 e 1º. A ortopedia também ganhará o reforço de mais um profissional, além dos três habitualmente escalados para os fins de semana.
O esquema de atendimento no Natal e Ano Novo também inclui uma média diária, a cada turno de 12h, de três pediatras, dois neurocirurgiões e dois cirurgiões buco-maxilo-faciais para o atendimento nas unidades de urgência/emergência. Além desses profissionais, o HUSE também contará, em regime de sobreaviso 24 horas, com especialistas nas áreas de cirurgia plástica e torácica, otorrinolaringologia, oftalmologia e urologia.
Avanços
Lycia Diniz ressalta que as medidas adotadas desde janeiro pela nova direção do HUSE têm assegurado maior resolutividade e otimizado o atendimento no hospital. "Já conseguimos aumentar o fluxo de pacientes e reduzir a permanência dele no leito, fazendo com que o pronto-socorro fique mais vazio. Tudo isso sem descuidar da qualidade no atendimento, proporcionando um cuidado mais integral do paciente, por meio de uma equipe multidisciplinar", explicou a diretora-técnica.
Em novembro, o setor de urgência e emergência do HUSE atendeu a quase 13 mil pacientes. Foram, ao todo, 12.735 pessoas, das quais 53, 29% somente no Pronto-Socorro Adulto. No mesmo mês, o Centro de Trauma foi a unidade do HUSE com o segundo maior número de atendimentos, totalizando 3.554 ou 27,91% do total. Em seguida vieram o Pronto-Socorro Infantil, com 1.539 (12,08%) e a Ortopedia, que contabilizou 789 (6,20%). Ao todo, o HUSE presta atendimento em 31 especialidades médicas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE reforça plantões para atendimento durante as festas de fim de ano – Foto: Isa Vanny