HUSE recebe novos equipamentos do Ministério da Saúde
O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) já começou a reaparelhar alguns setores com equipamentos e instrumental cirúrgico adquiridos pelo Ministério da Saúde (MS). A ação faz parte do Projeto Suporte em Ortopedia e Traumatologia (Suporte), executado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).
Entre os 15 itens que estão sendo enviados pelo projeto há leitos e colchões hospitalares, suportes de soros, bombas de irrigação para cirurgia artroscópica (realizadas principalmente nas articulações), monitores, sistema de captura de imagem, óticas e pinças autoclaváveis (auto-esterilizáveis), arco cirúrgico móvel com intensificador de imagem para intervenções neurológicas e ortopédicas que necessitem de raio-X dinâmico no momento da cirurgia.
Todos os itens são destinados basicamente ao Centro Cirúrgico, à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), à Central de Material Esterilizado (CME) e ao Centro de Trauma, incluindo também a Ortopedia. De acordo com a diretora-técnica do HUSE, Lycia Diniz, parte dos equipamentos já está em uso, como dois carros portáteis para anestesia do Centro Cirúrgico, enquanto outros deverão ser implantados assim que o novo centro de cirurgias do hospital começar a funcionar com suas nove salas cirúrgicas no bloco que também abrigará um Centro de Diagnóstico e Imagem.
Alta tecnologia
Alguns dos novos aparelhos e instrumentais do HUSE possuem tecnologia de ponta e, em alguns casos, vão ser implantados de forma pioneira em Sergipe. É o caso de leitos hospitalares elétricos, semelhantes aos utilizados no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Além de serem mais confortáveis, essas camas possuem mecanismos eletrônicos que vão auxiliar a enfermagem no manuseio e no monitoramento do paciente.
Segundo Lycia Diniz, uma equipe técnica enviada a Aracaju pela empresa fabricante dos aparelhos em julho treinou enfermeiros e outros profissionais do HUSE para utilização os equipamentos.
"Os leitos hospitalares elétricos possuem travas de segurança e são auto-reguláveis. Isso permite que, por meio de botões, o próprio paciente modifique sua posição na cama", explicou a diretora técnica do HUSE.
Os leitos vão ser implantados na UTI após a ampliação da unidade, que faz parte do projeto de reestruturação do HUSE.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE recebe novos equipamentos do Ministério da Saúde – Foto: Isa Vanny