HUSE realiza desinfecção ambiental da Unidade Semi-Intensiva neste sábado
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) inicia neste sábado, 20, o processo de desinfecção ambiental da Semi-Intensiva. A ação será realizada porque não há mais nenhum paciente infectado ou colonizado (forma não-infecciosa) com a bactéria Acinobacter Baumanii naquela unidade.
A desinfecção será executada em todas as superfícies fixas (teto, paredes e chão), no mobiliário e equipamentos hospitalares da Semi-Intensiva. A ação será realizada gradualmente, sem a necessidade de transferir os pacientes para outras alas de internação do HUSE.
"Após a desinfecção, a Semi-Intensiva estará apta novamente para admitir novos pacientes", esclareceu a infectologista Iza Lobo, coordenadora do SCIH. Segundo ela, a UTI também poderá ser liberada já neste domingo, 21, caso o resultado final das culturas realizadas na última quarta-feira, 17, confirme a inexistência da Acinetobacter nos pacientes que permanecem na unidade.
A UTI do HUSE possui 12 leitos, sendo dois isolamentos dispostos em dez boxes, enquanto a Semi-Intensiva é composta de cinco quartos com 12 leitos, dos quais dois são isolamentos. Até esta sexta-feira, 19, havia 11 pacientes na UTI e oito na Semi-Intensiva.
Iza Lobo explicou que, mesmo após a desinfecção, serão mantidas algumas medidas preventivas. "Vamos continuar monitorando a presença da bactéria através da realização de culturas de vigilância pelas próximas duas semanas", explicou.
Outras medidas rotineiras de precaução de contato para todos os pacientes internados na UTI e na Semi-Intensiva continuarão intensificadas como o uso de máscaras, luvas e avental pelos profissionais de saúde.
Culturas
O HUSE registrou, de 18 de setembro até a primeira semana de outubro, a presença da bactéria Acinobacter Baumanii Multirresistente em sete pacientes internados na UTI e Semi-Intensiva.
As culturas (exames para detecção de bactérias) colhidas em todos os internados nas duas unidades apontaram que, até esta sexta-feira, 19, havia apenas três pacientes colonizados (com a forma não-infecciosa da bactéria) na UTI. O laudo final dos exames ficará pronto neste sábado, 20, segundo informou Iza Lobo, coordenadora do Serviço CIH.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]