Huse realiza 1° módulo do Programa de Educação Continuada da Nefrologia
Conhecimento. Foi com esse pensamento que a superintendência do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizaram na manha do último sábado, 6, no auditório do hospital, o primeiro módulo do Programa de Educação Continuada da Nefrologia do Huse. Aproximadamente 120 pessoas participaram do curso entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e acadêmicos de enfermagem.
O curso tem o objetivo de sensibilizar e capacitar os profissionais para identificar e tratar precocemente um paciente renal. De acordo com a médica Patrícia Carla Souza, a cada dia cresce o número de pacientes com insuficiência renal crônica, levando a uma hemodiálise e posteriormente a necessidade de um transplante.
“A gente precisa capacitar as pessoas para que elas possam identificar precocemente esses pacientes que estão com problemas e dar o devido encaminhamento. Sensibilizar as pessoas quanto à importância da doação de órgãos e que o transplante é muito importante porque tem muita gente na fila, têm pacientes hoje com dez anos esperando por um transplante. Então, o conhecimento precisa ser divulgado”, esclareceu.
Segundo a médica, o Huse é um hospital preparado para receber esse tipo de paciente. “Aqui é o hospital mais preparado para receber esse tipo de paciente. Temos uma escala de nefrologia e quando o paciente chega, consegue dialisar, ele vem para a emergência e esse paciente é bem acolhido, bem atendido e já vai dando uma resolutividade no seu problema”, declarou.
Oportunidade
A acadêmica de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), Adara Bento Fraga, disse que a oportunidade foi muito válida e que o curso é muito bem elaborado. “Estou no curso para saber a importância e me aprofundar cada vez mais sobre o assunto, até mesmo porque estou cursando a matéria ‘adulto 1’ e que envolve esse assunto. Então quero me capacitar cada vez mais e estar a par dessa patologia”, comentou.
Para a médica veterinária, Marta Suzana Bulhões, que está cursando enfermagem, o curso vai aprimorar seus conhecimentos e ajudá-la na hora do estágio. “Será muito importante porque já estou passando pela área de estágio no meu curso e vamos ficar na área de hemodiálise. Então, quero entender cada passo. Antes de começar o estágio, já vou estar preparada com uma base muito boa que está sendo oferecida aqui nesse curso. Vou participar de todos os módulos, afinal, não é toda hora que nós temos uma oportunidade como essa”, afirmou.
Temas
No primeiro modulo do curso foram debatidos os temas anatomia e fisiologia renal, nefrotoxicidade por drogas e exames laboratoriais e por imagem em nefrologia. Para o segundo módulo, que já tem data prevista para acontecer no próximo dia 20, os participantes conhecerão sobre infecção urinária e insuficiência renal aguda, também ministrados pelo especialista em nefrologia e coordenador de nefrologia do Huse, Manoel Pacheco de Andrade.
De acordo com o coordenador, hoje já existe uma epidemia da doença renal e essa é uma área carente de informação. “As pessoas têm uma dificuldade muito grande de aprender nefrologia, eu também tive. Esse modulo estudado hoje foi muito apropriado a procura é muito grande. Só para se ter uma idéia, para o segundo módulo, já temos 50 pessoas inscritas e a procura vai aumentar pela necessidade da informação. Com isso, todos saem ganhando inclusive o paciente que vai ser melhor cuidado e assistido a partir de oportunidades como essas”, afirmou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]