HUSE: pacientes infantis correspondem a 10% dos atendimentos de urgência
O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) dispõe de plena capacidade de atendimento à atual demanda de pacientes infantis no Estado. O Pronto-Socorro Infantil é responsável, mensalmente, por uma média de 10% do total de atendimentos de urgência e emergência do HUSE. Em fevereiro deste ano foram atendidos no PS infantil 1.635 pacientes, o que representou 11,35% do total de atendimentos de urgência/emergência (14.399), que englobam também os verificados no Pronto-Socorro Adulto, no Centro de Trauma, na Ortopedia e no Ambulatório de Retorno.
Mesmo com a permanência do serviço de urgência pediátrica no atual PS Infantil, enquanto o Hospital Dr. José Machado de Souza abriga temporariamente o Pronto-Socorro Adulto e a Emergência, a assistência às crianças que para ali são encaminhadas diariamente não sofreu qualquer tipo de prejuízo.
"Agora o PS Infantil tem uma recepção e um tráfego exclusivo para os pacientes pediátricos, ou seja, não há cruzamento entre o fluxo de pacientes adultos e infantis", explica Josias Dantas Passos, diretor-geral do HUSE. "Há, inclusive, um ganho na medida em que o PS Infantil será removido para uma área anexa à terapia intensiva (CTI) e à ala de internamento da Pediatria", complementa.
A Pediatria do HUSE possui hoje 52 leitos de internação, a mesma quantidade projetada para o novo hospital infantil, enquanto a CTI dispõe de seis leitos para atender aos pacientes infantis em estado crítico. O hospital está apto a atender a demanda do Estado mesmo nos períodos em que é comum haver crescimento na demanda de atendimentos no PS Infantil, como costuma ocorrer entre o final de março até maio por conta do aumento de casos de virose.
"Mesmo nas situações de epidemia e outras calamidades, que possam fugir à capacidade de absorção desse atendimento, teríamos hoje como prestar o serviço em outro espaço", assegura o diretor do HUSE.
Sala de estabilização
Desde o início de 2007, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vêm melhorando as condições de atendimento às crianças com medidas como a ativação da emergência pediátrica, onde foi implantada uma sala de estabilização destinada a pacientes em parada cardiorrespiratória.
Atualmente, os esforços do Estado na área estão concentrados em reordenar todos os processos de atendimento da Pediatria (ala de internação), da Central de Terapia Intensiva (CTI) e, conseqüentemente, do Pronto-Socorro-Infantil, para otimizar o fluxo de pacientes e garantir atendimento integral no cuidado às crianças ali assistidas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE: pacientes infantis correspondem a 10% dos atendimentos de urgência – CTI Pediátrica HUSE Arquivo / Foto: Márcio Garcez