HUSE: número de cirurgias realizadas no 1º semestre aumenta 28,33%
O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) realizou de janeiro a junho deste ano quase 700 cirurgias a mais do que as feitas no primeiro semestre de 2007, o que representa um aumento de 28,33%. De acordo com o levantamento divulgado pela gerência da unidade, nos seis primeiros meses de 2008 o Centro Cirúrgico do hospital realizou 3.116 cirurgias, contra 2.428 no mesmo período do ano passado.
Em junho deste ano, o HUSE registrou um novo número recorde de cirurgias, num total de 598 procedimentos, dos quais 211 de grande porte, 289 de médio e 98 de pequeno porte. O número registrado no mês passado é superior em 29,71% ao verificado no mesmo mês de 2007, quando foram realizadas 461 dessas cirurgias nas cinco salas do Centro Cirúrgico.
Com 205 procedimentos, a Cirurgia Geral foi a especialidade que registrou o maior número de atendimentos em junho deste ano. Também no mês passado foram realizadas 126 cirurgias plásticas, 51 ortopédicas, 58 vasculares, 72 neurológicas, 32 torácicas, 12 buco-maxilo-faciais e 12 pediátricas.
Segundo a enfermeira Cristina Santos, gerente do Centro Cirúrgico do HUSE, o número recorde de cirurgias verificado em junho foi influenciado por fatores sazonais. "Junho é um mês no qual há festas por todo o Estado, o que contribui por exemplo para um maior número de vítimas de acidentes de trânsito, traumas causados por fogos de artifício e outros tipos de violência urbana. Esses fatores interferem diretamente no volume de cirurgias realizadas pelo HUSE", explica.
Resolutividade
Para o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, a reorganização do fluxo interno de pacientes, com maior rotatividade de leitos nas enfermarias e também na UTI para aqueles que aguardavam na Sala de Recuperação Pós-Anestésico (SRPA), é um avanço que também traz benefícios para outros setores importantes do hospital.
"Com a atuação do grupo gestor de leitos, nós conseguimos agilizar as pendências que impediam a alta de pacientes nas enfermarias, passando a ofertar mais vagas para quem sai de procedimento cirúrgico e liberando, desta forma, os profissionais que atuam na SRPA para o atendimento prioritário das cirurgias", ressalta Rogério Carvalho.
De acordo com a gerente do Centro Cirúrgico, Cristina Santos, o incremento registrado no primeiro semestre deste ano, se comparado a 2007 e a outros anos, é reflexo das medidas administrativas e gerenciais implementadas pela Secretaria de Estado da Saúde no hospital. "Estamos focados na resolutividade dos serviços prestados ao usuário para que ele resolva o mais breve possível seu problema de saúde", acrescenta.
Como exemplo, Cristina cita a reorganização do fluxo de cirurgias eletivas (que podem ser programadas) como as ortopédicas, vasculares, plásticas e as neurocirurgias, que são reagendadas para evitar a subutilização das cinco salas cirúrgicas nos intervalos entre as cirurgias de urgência. "O reagendamento agiliza o fluxo dos pacientes nas enfermarias e alas de internação que dependem de alguma cirurgia, reduzindo o tempo de permanência dos usuários no hospital", afirma a gerente da unidade.
Estrutura
O Centro Cirúrgico do HUSE funciona atualmente com cinco salas de cirurgia, uma Sala de Recuperação Pós-Anestésico (SRPA) com 12 leitos e uma Farmácia Satélite 24h. O centro conta ainda com vestiário masculino e feminino, salas de estar-médico e de enfermagem, de equipamentos, expurgo (para onde é encaminhado todo o material utilizado após as cirurgias) e arsenal, setor responsável pela guarda de materiais já esterilizados.
A unidade está capacitada para cirurgias de pequeno, médio e grande portes em múltiplas especialidades, incluindo as consideradas especiais como neurocirurgia, ortopedia, plástica corretiva e vascular. Uma das salas é equipada com um aparelho de última geração, o intensificador de imagem, indicado para realização de cirurgias de médio e grande porte, como as neurocirurgias e as intervenções ortopédicas.
Outro aparelho de destaque que equipa o centro cirúrgico do HUSE é o microscópio cirúrgico, equipamento de última geração que permite a realização de cirurgias neurológicas e oftalmológicas em estruturas microscópicas que demandam, portanto, o aumento do campo visual.
Todas as salas são dotadas de equipamento completo de monitoração e modernos aparelhos de anestesia que, a partir da atual gestão, passaram a ter sua manutenção realizada de forma mais regular. Na Farmácia-Satélite ocorre a reposição e montagem dos kits de anestesia e cirúrgicos.
Acesse a página do HUSE no Portal da Saúde.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE: número de cirurgias realizadas no 1º semestre aumenta 28
- 33% – Foto: Márcio Garcez/Saúde