HUSE mantém trabalho para evitar disseminação de bactéria
As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Semi-Intensiva do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) continuam sem receber novos pacientes por causa das medidas preventivas adotadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) para evitar a disseminação da bactéria Acinetobacter Baumannii Multiressistente, identificada em sete pacientes entre o dia 18 de setembro e a primeira semana de outubro.
Atualmente, há cinco pacientes com a bactéria, dos quais quatro na UTI e um na Semi-Intensiva. De acordo com a SCIH, três estão colonizados pela bactéria, ou seja, não adoeceram por causa dela. Outros dois apresentam a Acinetobacter na forma de infecção e estão sendo tratados de acordo com as recomendações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HUSE.
Quadro por unidade
Segundo a infectologista Iza Maria Fraga, coordenadora da SCIH, há 11 pacientes internados na UTI (que tem 12 leitos). Quatro possuem a bactéria e destes, três estão colonizados. O último apresentava infecção urinária pela Acinetobacter Baumanni Mutirresistente, mas recebeu tratamento à base de Poliximina B, droga indicada para combater a cepa detectada, e já eliminou a bactéria da urina.
Iza Fraga informou ainda que, na Unidade Semi-Intensiva, constituída também de 12 leitos, há neste momento 10 pacientes. Apenas um deles está com a Acinetobacter no couro cabeludo, mas já possui condições clínicas para alta hospitalar, o que pode ocorrer até esta quinta-feira, 18.
Ainda de acordo com a infectologista, nesta quarta-feira, 17, foram colhidas novas culturas de vigilância (exames para detecção de bactérias) de todos os pacientes internados na UTI e na Semi-intensiva.
"O objetivo é identificar potenciais pacientes colonizados pela Acinetobacter e também avaliar a eficácia das medidas adotadas pelo SCIH para o bloqueio da transmissão da bactéria, ou seja, evitar a disseminação do germe", explicou a coordenadora Iza Lobo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE mantém trabalho para evitar disseminação de bactéria – Foto: Isa Vanny