HUSE inicia atendimento especial a queimados esta semana
O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) coloca em operação a partir desta quarta-feira, 20, o esquema especial de atendimento na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ). O plano de assistência às vítimas de queimaduras funcionará durante os festejos juninos até o dia 30 de junho, período em que cresce consideravelmente o número de pacientes queimados por fogos de artifício, líquidos superaquecidos, alimentos quentes e produtos inflamáveis.
O plano estabelece, entre outros pontos, a duplicação do número de leitos na UTQ do HUSE. Atualmente, a unidade possui 14 leitos, dos quais quatro para adultos, quatro infantis, quatro de UTI e dois semi-intensivos. Este número aumentará para 28, utilizando-se para isso a Ala D como enfermaria para atender pacientes queimados que necessitem de internação. Normalmente, a Ala D atende pacientes das áreas de ortopedia, cirurgia geral, plástica, vascular e neurocirurgias de urgência/emergência.
Além disso, o plano reforça os apoios logístico e de pessoal na UTQ e Unidade de Trauma, além do Centro Cirúrgico. O Trauma e a UTQ estarão ainda mais integrados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) para atender vítimas de eventuais acidentes de grandes proporções ou catástrofes. A equipe de profissionais de saúde será reforçada, com redimensionamento de pessoal de enfermagem para prestar atendimento no setor de Trauma, UTQ e Centro Cirúrgico, de 20 a 30 de junho.
Cirurgia plástica
Um cirurgião plástico permanecerá de plantão durante 24 horas na UTQ. Haverá mais dois cirurgiões plásticos de plantão no setor de Trauma, no período de 22 a 24 e de 28 a 30 de junho. Durante esse período, a UTQ vai dispor ainda de um anestesiologista em regime de plantão fixo.
O plano de assistência estabelece ainda a integração de outros setores e serviços do HUSE à Unidade de Tratamento de Queimados. O Centro Cirúrgico, por exemplo, vai disponibilizar leitos para recepção e material necessários ao atendimento dos pacientes vítimas de trauma de mão, geralmente provocado por fogos de alto teor explosivo. Da mesma forma, a UTI Geral e a CTI Pediatria vão atender a pacientes graves que não tenham condições de internamento na UTQ.
Estatísticas
Única Unidade de Tratamento de Queimados de Sergipe, a UTQ do Hospital de Urgência registrou 116 internamentos e realizou 583 procedimentos cirúrgicos, entre curativos, cirurgias reparadoras e debridamentos (retirada de tecido necrótico), de janeiro a maio deste ano. Neste período, o HUSE atendeu a 244 vítimas de queimaduras, das quais cinco provocadas por fogos de artifício, uma solar e 238 causadas por líquido superaquecido, alimentos quentes, substâncias inflamáveis ou eletricidade.
Em junho, o HUSE já registrou atendimento a 29 pacientes queimados, dos quais três por fogos de artifício, 26 por líquido superaquecido e alimentos quentes, além de uma queimadura solar. Em 2006, o número de pacientes queimados atendidos no HUSE em junho foi 245% maior do que em maio do mesmo ano.
Aprenda mais sobre como evitar e tratar queimaduras no site da Secretaria de Estado da Saúde.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE inicia atendimento especial a queimados esta semana – Foto: Márcio Garcez/Saúde