HUSE captou 26 órgãos para transplante no 1º semestre
De janeiro a junho deste ano, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) já viabilizou 26 captações de órgãos para transplantes no Estado. De acordo com o relatório semestral do setor, 22 captações foram de córneas, quatro de rim, uma de fígado e outra de pâncreas, esta última realizada de forma inédita em Sergipe.
Segundo a Central de Transplantes de Sergipe, 596 pacientes estão na fila de espera por um transplante de órgão atualmente no Estado. Destes, 348 são candidatos a receber novas córneas e os outros 248 esperam por rins. De acordo com relatório da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO/SE), que funciona anexa ao HUSE, nos seis primeiros meses de 2007 o órgão viabilizou 45 transplantes, dos quais 33 de córnea, 11 de rim e um de osso. Desde que foi criada, em 2000, a Central já realizou 438 transplantes, dos quais dois de coração, 51 de rim, oito de osso e 377 de córnea, o equivalente a 86,1% do total.
Semana do doador
Em setembro, quando acontece a Semana Nacional do Doador de Órgãos, o HUSE vai realizar uma série de ações educativas junto a acompanhantes e pacientes do hospital em parceria com a CNCDO. No mesmo período, ocorre anualmente a campanha nacional de doação, organizada pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.
"Haverá atividades lúdicas para sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes, explicando, inclusive, o que é morte encefálica e quais os critérios para doação", afirmou Rosângela Amaral, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do HUSE.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE captou 26 órgãos para transplante no 1º semestre – Foto: Ascom/Saúde