[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Capacitar a nova equipe de técnicos laboratoriais para o diagnóstico rápido das meningites, melhorando a qualidade e reduzindo o tempo-resposta na emissão dos resultados dos exames. Com esse objetivo principal, técnicos do Laboratório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), participaram esta semana da Capacitação ‘Diagnóstico Imediato das Meningites’.

O treinamento, iniciado na última terça-feira, 20, e encerrado na quinta, 22, aconteceu no próprio Laboratório de Análises do Huse, sendo ministrado pela biomédica Isabelle de Carvalho Almeida para 15 técnicos laboratoriais da unidade hospitalar. “A Fundação Hospitalar, inicialmente, investiu na qualificação da responsável técnica das meningites do Huse que, durante três dias, em agosto, passou por capacitação específica na instituição de referência sobre a doença para Sergipe, que é o Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública] de Recife (PE)”, explica a gerente do Laboratório do maior hospital público do Estado, a biomédica Deborah Karlla de Melo Gomes.

Segundo a técnica, o objetivo principal da capacitação foi otimizar e qualificar ainda mais os exames realizados pelo Hospital de Urgência. “Com esse treinamento, a equipe do laboratório terá como fazer o diagnóstico imediato das meningites (virais, fúngicas e bacterianas), melhorando a qualidade do serviço e reduzindo o tempo-resposta na emissão dos laudos”, afirma a biomédica.

Deborah informou que, com o treinamento, os resultados – no caso dos laudos citoquímicos – serão emitidos em até 4 horas após a coleta do material. Já a cultura continua sendo feita no Lacen de Sergipe, para onde é encaminhada a amostra do líquor, coletado através de punção lombar (retirada de líquido da espinha).

Referência

De acordo ainda com a biomédica, o treinamento foi realizado in loco em todos os três turnos de trabalho do Huse, de forma individual. “Com essa medida, estamos mais preparados para qualquer situação de emergência que venha ocorrer no estado, podendo emitir um diagnóstico rápido e seguro em relação às meningites, inclusive a mais letal delas, a meningogócica”, ressalta Deborah.

De acordo com a responsável técnica das meningites no Huse e facilitadora da capacitação, a biomédica Isabelle de Carvalho Almeida, a medida segue a estratégia do governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde, de centralizar a realização desses exames e transformar o Huse num laboratório de referência para as meningites. “Atualmente, o Huse atende a toda a rede hospitalar estadual, já que a realização dos exames foi centralizada, tornando o laboratório do hospital referência no diagnóstico imediato das meningites”, ressalta.

Com isso, segundo a biomédica, o Huse está mais preparado ainda para, se necessário, atender a um eventual surto da doença em Sergipe ou em municípios de outros estados, como os da Bahia que fazem fronteira com o território sergipano. “Com esse treinamento, conseguimos aumentar o número de funcionários do laboratório capacitados, a fim de garantir que durante as 24 horas do dia se possa ter a emissão imediata dos laudos dos exames para meningites, o que permitirá evitar seqüelas ou mesmo salvar a vida do paciente que esteja com suspeita da doença”, acrescenta.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.