Hospital de São Cristóvão realiza quase 6 mil procedimentos por mês
O Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos reabriu as portas em sua sede, em abril deste ano. De lá pra cá, vem ampliando gradativamente o número de atendimentos. A unidade realiza hoje uma média de quase 6 mil procedimentos por mês, sendo 3.200 atendimentos a pacientes, entre urgência e emergência, e quase 3 mil exames laboratoriais, entre hemograma, sumário de urina, glicemia, fator Rh, DST /AIDS , entre outros. A unidade funciona 24 horas, inclusive o laboratório.
Esse atendimento é resultado apenas da entrega da primeira etapa da obra de reforma e ampliação da unidade, investimento de mais de 4,5 milhões de reais do Governo do Estado. Além da parte entregue, quase 90% da estrutura física já está concluída, faltando apenas equipamentos como subestação elétrica e interligação de esgotamento sanitário à rede da Deso.
Com a conclusão, o Hospital passa a disponibilizar 45 leitos entre adulto, pediátrico e de maternidade para internamento. A obra contempla, também, abertura do centro cirúrgico, com duas salas, e um centro obstétrico, com sala de pré-parto com 2 leitos, pós-parto com 5 leitos.
“Temos escala hoje de médicos de plantão de domingo a domingo, 24 horas. Nos casos menos complexos, a pessoa é atendida, fica em um dos 8 leitos de observação até receber alta. Nos casos mais graves, nós estabilizamos o paciente e regulamos para a unidade mais adequada”, explica Marcos Santana, presidente do Hospital.
Além dos oitos leitos de observação, a unidade de Saúde disponibiliza sala de aerossol com 7 poltronas e atendimento agendado de pediatria dois dias na semana.
“Apesar da maternidade ainda não estar em funcionamento pleno, a unidade já registrou o nascimento de 3 bebês, fato que não acontecia em São Cristóvão há pelo menos 5 anos”, destaca Marcos Santana.
“Essa unidade é de fundamental importância na integração da rede. Com o funcionamento pleno, por estar localizado próximo a Aracaju, o Hospital pode ser um excelente pólo de retaguarda de leitos clínicos para o Huse, na continuidade do acompanhamento do paciente, inclusive, seguindo a ampliação desses leitos, pactuado dentro do programa SOS Emergências, do Governo Federal. Não tenho dúvidas de que a conclusão da obra irá trazer melhorias na oferta de leitos”, conclui a secretária de Estado da Saúde, Joelia Silva Santos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]