[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Quem utiliza os serviços do Hospital Regional de Propriá São Vicente de Paula, e ainda não possui o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), já pode obter o documento na unidade. Há cerca de um mês, o hospital está adequado à portaria nº 763/11 do Ministério da Saúde, que estabelece a obrigatoriedade da apresentação do Cartão SUS para a realização de consultas, procedimentos ambulatoriais e hospitalares em todos os estabelecimentos de saúde públicos ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o superintendente do hospital, Adelmo Alvez, o cartão, ou o número desse documento, possibilita que qualquer unidade do Brasil consiga visualizar o histórico de um paciente, desde que a unidade onde o atendimento seja realizado esteja obedecendo à portaria do Ministério da Saúde.

“O cartão SUS consegue disponibilizar um controle maior dos cuidados com o paciente, além de resultar em mais agilidade, uma vez que o histórico desse usuário estará disponível em um sistema. Essa medida praticamente possibilita que o profissional de saúde conheça o paciente em sua totalidade”, observa.

Adelmo informa ainda que quem ainda não tem o cartão, mesmo que não esteja em atendimento, pode procurar o Serviço Social do Hospital Regional de Propriá e solicitar o documento. “Nossa equipe está preparada para cadastrar essas pessoas e providenciar o número do cartão SUS de cada usuário”, reforça.

Procedimento

O cartão é feito através de registro no Cadastro Nacional do Cartão SUS, que funciona online no site do Departamento de Informática do SUS (Datasus). Para tanto, é preciso que o usuário interessado apresente carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado. Caso o usuário já tenha feito o cartão, mas perdeu, será possível consultar seus dados através da numeração do CPF e fornecê-lo o número do documento perdido.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.