[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) deve concluir até o próximo mês o processo de redimensionamento da subestação de energia elétrica do Hospital Regional de Lagarto (HRL) Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro. Iniciada no final de janeiro, com a ampliação da parte física da subestação, a obra vai mais que duplicar a capacidade instalada da unidade, que passará dos atuais 300Kva para 750Kva de potência.

Essa medida é essencial para possibilitar a ampliação e ativação de novos serviços no HRL, como o novo Centro Cirúrgico, que deve começar a funcionar até o final de março. “Além de ser uma garantia a mais para o hospital e o paciente atendido na unidade, essa readequação da subestação de energia permitirá ampliar e abrir novos serviços. A ativação do Centro Cirúrgico e dos leitos cirúrgicos, além da ampliação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), só será possível porque está havendo o redimensionamento da capacidade elétrica do hospital”, explica o diretor operacional da FHS, Edivaldo dos Santos.

Em decorrência da medida, na última sexta-feira (10) e no sábado (11) foram realizados desligamentos programados e setoriais no fornecimento de energia do HRL. O objetivo foi permitir o início da substituição do cabeamento antigo para os novos quadros gerais de distribuição da subestação. “Todo esse processo foi feito sem qualquer prejuízo para os pacientes atendidos na instituição, inclusive aqueles internados nas chamadas áreas críticas, como as alas Amarela, Vermelha e a UTI, cujo fornecimento foi assegurado com a ativação do gerador da unidade hospitalar”, explica João Batista Oliveira, gerente administrativo do hospital.

Além disso, ele explicou que para ter um controle total sobre os pacientes atendidos nessas áreas críticas que, em sua maioria, são monitorados e em muitos casos precisam do suporte de ventilação mecânica, foi montado um esquema especial. “Mobilizamos todos os profissionais do setor de equipamentos, colocando-os em plantão permanente, a fim de acompanhar o funcionamento dos aparelhos e evitar qualquer tipo de interrupção na assistência aos pacientes”, ressaltou.

Redimensionamento

Com a readequação da subestação, o Hospital Regional de Lagarto terá sua capacidade elétrica mais que duplicada. Isso porque foram adquiridos dois novos transformadores. Somente esses equipamentos representam um investimento aproximado de R$ 60 mil feito pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação Hospitalar.

 “Com o redimensionamento, estamos implantando os dois novos transformadores que, somados a um atual de 150Kva, ampliarão a potência para os 750Kva”, explica Lucas Dória, eletricista responsável pela execução da obra. Segundo ele, além desses equipamentos, também estão sendo incorporados dois novos quadros gerais de distribuição à subestação. “Com essa readequação, o  hospital será dividido em cargas essenciais e normais. No caso das essenciais, elas suprem áreas de vital importância para o funcionamento do hospital, como a UTI e futuramente o Centro Cirúrgico”, salienta o profissional.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.