Hospital de Itabaiana promove cursos para capacitar servidores
O Hospital Regional Pedro Garcia Moreno Filho, localizado no município de Itabaiana, deu início na noite da última terça-feira, 16, ao 1º Ciclo de Cursos voltado à capacitação dos servidores da unidade. A abertura do evento, realizado no próprio hospital, foi marcada pela participação de 85 profissionais de saúde de diversas áreas, que acompanharam atentamente as palestras sobre Política Nacional de Humanização e Biossegurança em Saúde.
O objetivo da iniciativa, promovida pela direção do hospital, é de oferecer, mediante um cronograma de treinamentos, informações e conhecimentos que permitam a reciclagem e a atualização dos profissionais da unidade. “Nós fizemos um levantamento por meio de questionários sobre os temas que os servidores teriam mais interesse em debater, bem como sobre a metodologia que deveríamos utilizar, o horário e o local das capacitações”, explica a coordenadora do evento, a enfermeira Adriana Celestino.
Ainda de acordo com ela, para que o ciclo de cursos pudesse contemplar o máximo possível de participantes, foram consultados profissionais de todas as áreas de funcionamento do hospital. Cada tema de capacitação passou a integrar um módulo específico. Cada módulo foi montado no formato de duas palestras por noite, sendo que o servidor, para obter o certificado, deve atingir ao menos 75% de frequência no curso, que conta com um total de quatro módulos.
Como resultado imediato, o primeiro módulo contou com a participação de um bom público e superou as expectativas da gestão. “Cursos como estes ajudam a nó, profissionais, a aperfeiçoarmos nossas práticas. Sempre que são oferecidos, eu participo e tento usar tudo que aprendi no dia-a-dia no hospital”, observa o técnico de enfermagem que atua no pronto-socorro, Gilson Andrade.
De acordo com o coordenador da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), responsável pelo apoio institucional aos hospitais do interior, Jardel Mitermayer, promover a educação continuada é uma das metas da FHS para aprimorar os serviços nos hospitais públicos de Sergipe. “Qualificar os serviços para que o cidadão possa contar com um atendimento mais digno e mais humanizado também passa necessariamente pelo processo de educação permanente dos profissionais de saúde”, salienta o coordenador da FHS – órgão responsável por gerenciar o hospital.
Humanização
O 1º Ciclo de Cursos do hospital foi aberto com uma palestra sobre a Política Nacional de Humanização, proferida pelo gestor de Apoio Institucional da FHS, Aldo Rezende. Em sua explanação, Aldo fez uma breve retrospectiva sobre a elaboração e implementação de uma política de Estado voltada a humanizar as relações inter-pessoais e as práticas de saúde dentro dos estabelecimentos públicos em todo país.
Aldo também enfatizou que as práticas de humanização se constituem hoje num dos principais pilares da FHS para aperfeiçoar o atendimento nos hospitais. Segundo ele, tais práticas são visivelmente sentidas na adoção do ‘Acolhimento com classificação de risco’, que tem minimizado sofrimentos nas filas de espera, na medida em que prioriza os casos mais graves, e na ‘Clínica Ampliada’, que por meio de uma conversa qualificada, passou a respeitar a história do sujeito no processo saúde/doença.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Hospital de Itabaiana promove cursos para capacitar servidores – Fotos: Bruno César/FHS