Hospital de Custódia promove oficinas para internos
A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), através do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), está promovendo atividades de ressocialização com os reeducandos da unidade. Dentro dos programas estão inseridos diversos tipos de terapias ocupacionais, como passeios no centro de criatividade e oficinas.
Entre as oficinas estão tapeçaria em retalhos, dinâmica de grupo e “seção pipoca”, todas buscando o desenvolvimento pessoal e físico dos internos e a melhora na dicção mediante os exercícios explorados nas programações. A que mais atrai a atenção dos detentos é a “seção pipoca”, atividade de caráter interativo onde os próprios internos escolhem o tipo de filme que querem assistir.
Já os produtos da oficina de tapeçaria são confeccionados pelos reeducandos mediante retalhos de tecido doados por empresa privadas. Os produtos artesanais são feitos pelos internos e logo após são vendidos em feiras ou pelos familiares. O dinheiro arrecadado na venda é destinado às despesas dos próprios internos, como a compra de roupas, sapatos e cosméticos.
Para a coordenadora dos programas de ressocialização do HCTP, Ila Nunes, as oficinas são importantes para os internos por causa da integração que promove entre eles. Ela ressaltou, também, o valor das empresas parceiras nesses projetos, a exemplo de duas fábricas de confecções que fornecem os retalhos para a criação dos tapetes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]