Hospitais Municipais de pronto-socorro são os maiores acolhedores das remoções do Samu
Durante o mês de julho, dos 13.087 pacientes que deram entrada no HGJAF, apenas 457 foram levados pelo Samu, o que registra uma participação do serviço em apenas 3,4% de toda demanda do hospital. Dessas remoções ao HGJAF, 42.9% eram de casos de politraumatismo, que é uma das referências do hospital no estado, responsável pelos procedimentos de alta complexidade.
Mais uma vez foram as unidades de Urgência e Emergência geridas pela Prefeitura de Aracaju as grandes acolhedoras das remoções efetuadas pelo Samu. Só os dois hospitais recentemente inaugurados pela Prefeitura de Aracaju acolheram aproximadamente 50% das remoções.
No Hospital Nestor Piva, por exemplo, já com o funcionamento normalizado das alas de Ortopedia e Pediatria, as equipes têm realizado uma média diária de 450 atendimentos. De todos os exames de Raios-X realizados na unidade, cerca de 30% deles são destinados ao público infantil. Uma equipe composta por três clínicos, dois pediatras, um cirurgião, um ortopedista e 15 auxiliares de enfermagem trabalha diariamente para assistir a população que necessita de atendimento imediato.
Segundo o diretor do Hospital Nestor Piva, Marcos Fonseca, com o funcionamento da ala ortopédica, o PS Nestor Piva também passou a acolher os casos referentes a pequenos traumas que antes eram encaminhados pelo Samu ao Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF). De acordo com o coordenador, agora são encaminhados àquela unidade somente os casos de alta complexidade, como politraumatismos, por exemplo, que o HGJAF é referência no Estado em atendimentos desta natureza.
Trotes
Infelizmente um inimigo antigo do Samu que continua perturbando é o trote. Embora a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tenha desenvolvido nesses últimos meses um importante trabalho educativo junto às crianças das escolas das redes estadual e privada, conscientizando para importância do papel do Samu na saúde da população, em julho o serviço recebeu 6.042 trotes, o equivalente a 20% do total de chamadas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Hospitais Municipais de prontosocorro são os maiores acolhedores das remoções do Samu – Fotos: Silvio Rocha e Wellington Barreto