[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) realizou no último mês de abril 4.129 atendimentos. Desse total, 50% dos pacientes foram encaminhados para os dois hospitais municipais de Pronto-socorro (PS Nestor Piva e PS Des. Fernando Franco), que foram recentemente inaugurados pela Prefeitura de Aracaju. Somente 12% do total de pacientes removidos pelo Samu foram encaminhados para o Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF), confirmando, desta forma, a Rede de Urgência e Emergência de Aracaju como a grande acolhedora dos casos desta natureza no Estado.

O novo hospital Desembargador Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco, Zona Sul da capital, é composto de 20 leitos e uma equipe formada por quatro médicos plantonistas, sendo um cirurgião, dois clínicos e um pediatra para atender os serviços de urgência e emergência, tendo uma capacidade para realizar pequenas cirurgias de média complexidade. Em 36 dias de funcionamento, o PS Zona Sul já registrou até agora um total de 10.800 atendimentos, totalizando uma média diária de 300 pacientes, sendo 25% na área de pediatria. Esses números demonstram a importância que o hospital assume nos serviços de urgência e emergência na capital. Com pouco mais de um mês de funcionamento o PS Des. Fernando Franco já atua com um fluxo semelhante ao HGJAF, atendendo a uma média mensal de mais de 10 mil pessoas.

“Todo paciente que chegar ao hospital será acolhido. Se o caso for de alta complexidade fazemos os primeiros socorros e entramos em contato com o Samu para a locomoção da vítima a um hospital específico da necessidade do paciente”, informa a diretora do hospital Desembargador Fernando Franco, Ivana Oliveira Mendonça.

A diretora ainda explica que somente nos casos de alta complexidade, em que o hospital é referência no Estado, como Politraumatismo, Acidente Vascular Cerebral, Hemorragia digestiva, Neoplasia, Pneumonia, entre outras, os pacientes são encaminhados ao HGJAF. Este hospital, no mês de abril, atendeu há 10.370 pessoas, sendo que somente 4,9% desta demanda foram de casos encaminhados pelo Samu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.