Horto da Emsurb produz mensalmente uma média de 60 mil mudas de plantas
Contando com uma equipe de 23 agentes, trabalhando com aproximadamente 50 espécies e produzindo mensalmente uma quantia média de 60 mil mudas, o Horto da Emsub é o local onde são plantadas e cultivadas todas as plantas que embelezam a cidade.
Segundo o coordenador do horto, o professor Ademilson Vieira, o primeiro passo para cultivar plantas bem cuidadas seria a estufa. “Primeiramente, pegamos uma bandeja que contém várias divisões e nelas colocamos a terra preparada e uma semente em cada uma. Depois de germinada e de atingir o tempo ideal que seria de 21 dias, levamos a pequena muda para o lugar definitivo no horto”, explicou Ademilson.
Já o segundo passo seria o local definitivo, onde as mudas são retiradas das bandejas e colocadas em pequenos saquinhos. “Nessa segunda etapa que chamamos de transplante, as plantas após 30 dias já estão prontas para irem às ruas”, concluiu.
De acordo com Ademilson Vieira, com a chegada do tempo quente são necessários alguns cuidados. “Nessa época do ano, fazemos a manutenção e o preparo dos canteiros para o recebimento das futuras mudas. Passamos a trabalhar também com plantas que necessitam de menos água, como a Hibiscus, Cabriteiras, Palmeiras, Ipê de jardim e Flamboiã de jardim”, destacou.
O coordenador ressaltou ainda que para se ter plantas bonitas e bem cuidadas, a técnica utilizada no horto é a adubação orgânica. E os principais cuidados são: aguar diariamente as espécies, algumas vezes aplicar o adubo químico, ter atenção no combate às pragas, doenças e formigas, e a eliminação de ervas daninhas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Horto da Emsurb produz mensalmente uma média de 60 mil mudas de plantas – Fotos: Wellington Barreto AAN Clique na foto e amplie