[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A produção de mudas de plantas para ornamentação de praças e canteiros de Aracaju está sendo incrementada pela Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – com espécies frutíferas. Neste mês de março, a produção alcançou exatas 32.261 mudas, entre espécies frutíferas e ornamentais.
A produção visa atender a demanda da empresa no serviço de jardinagem das praças e canteiros de Aracaju, que chegou a 18.816 mudas no mês passado. Além da demanda normal de reposição e plantio de novas mudas, o Horto também tem preparado um estoque para um posterior e contínuo aumento da produção, para a partir de junho deste seja posto em prática o projeto de arborização da cidade.
O engenheiro agrônomo Carlos Valério Lafaiete, coordenador do Horto da Emsurb, explica que a produção vem sendo incrementada com a coleta de sementes e a variedade de espécies é o principal objetivo, dedicando boa parte da produção às mudas de plantas frutíferas. “Estamos produzindo 45 tipos diferentes de mudas, cerca de 8.000 a cada semana, boa parte de espécies frutíferas”, diz.
Em pouco tempo, frutas como abacate, acerola, umbu, jaca, cajá, pinha, graviola, mangelão e caju, entre outras, poderão ser encontradas nas praças de Aracaju. A própria Administração Municipal já observou que o cajueiro, por exemplo, é um símbolo de Aracaju e vai manter esse símbolo mais presente nas ruas e avenidas da capital. Devido à elaboração de processo licitatório, o início dos serviços deverá ocorrer a partir do mês de junho deste ano.
A produção é feita através da extração de brotos, a aquisição de sementes até mesmo através de coleta, além de promover novas técnicas de plantio para obtenção de um maior número de espécies.
Segundo o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, a idéia é dotar Aracaju de muito verde, com árvores ornamentais e frutíferas que tornem as ruas da capital mais humanas e agradáveis sob o ponto de vista do bem-estar da população, e não somente para aqueles que moram em Aracaju, mas também para os que nos visitam a cidade.
A intenção da empresa é desenvolver um projeto de arborização que contemple os aspectos urbanísticos e paisagísticos da cidade, através do plantio de mudas nas praças e canteiros da cidade, tendo o cuidado de direcionar a espécie mais adequada ao local, levando em conta análise de solo e critérios morfológicos e climáticos da planta. Dentro do projeto, conforme as informações de Osvaldo Nascimento, as técnicas de cultivo serão definidas para que seja obtido um controle de qualidade da produção, reduzindo o percentual de perda de mudas e resultando também numa maior resistência da planta durante o ciclo de vida.
O cuidado com o Meio Ambiente tem sido uma das preocupações da Administração Municipal, por isso desenvolve através da Emsurb a produção de mudas para a urbanização dos espaços públicos. Até o final da atual administração, a estimativa é de que cerca de 100 mil árvores deverão ser plantadas em Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.