[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou nesta quinta-feira, 10, dados que mostram que as ações da polícia reduziram em quase 53% o número de homicídios registrados em 2007 no bairro Santa Maria, em Aracaju. O índice foi obtido em comparação com os anos de 2006 e 2005, conforme dados do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. Segundo o secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, a redução reflete o impacto da intensificação do policiamento comunitário e do patrulhamento com tropas especializadas na região.

Conforme o levantamento do DHPP, foram abertos inquéritos para apurar 12 homicídios dolosos ou suicídios nos conjuntos que compõem o Santa Maria no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro deste ano. Já em 2006, foram 26 homicídios, enquanto outros 25 foram contabilizados em 2005. A queda no número de homicídios em 2007 é de 52,92%. "Outro fator a ser destacado é que passamos alguns meses sem qualquer registro deste tipo de crime na localidade, que já chegou a contar sete homicídios em um único mês. Além disso, o índice de resolução de homicídios na Grande Aracaju chega a 70%", afirmou a delegada Jacyara Santana de Mendonça.

Um exemplo do reforço para levar segurança ao Santa Maria são as rondas preventivas feitas diariamente pelo Batalhão de Policiamento de Choque nos conjuntos Padre Pedro, Valadares, Marivan e Jardim Recreio. De janeiro a dezembro de 2007, a unidade atendeu e levou às delegacias metropolitanas mais de 489 ocorrências, sendo 117 no Santa Maria. "A maior parte desses flagrantes se deu por roubo, agressão e brigas, além das apreensões de arma de fogo e entorpecentes", disse o comandante do Batalhão, major Carlos Rolemberg.

A mesma estratégia foi adotada pelo 1º Batalhão de Policiamento Comunitário, que tem procurado reprimir crimes menores para inibir outros mais graves. A PM procurou evitar o tráfico de drogas e o porte ilegal de armas para prevenir que jovens cometessem homicídios e assaltos, ações que foram reduzidas significativamente na área após as operações. Além disso, a corporação recuperou o Posto de Atendimento ao Cidadão no Santa Maria e retomou o contato com a população local.

"A estratégia para 2008 é continuar aproximando a comunidade e os soldados que atuam nas ruas do bairro, aumentando a confiança e o respeito mútuos. As ações da polícia foram debatidas ao longo do ano com os moradores. Para isso participamos de reuniões e assembléias nas associações comunitárias e assembléias. Outro fator importante é a aproximação do Governo com outras ações em prol da população local", afirmou o secretário Kércio Pinto.

Investimentos

A preocupação do Governo do Estado com a comunidade do bairro Santa Maria não se resume às constantes operações da polícia. Ainda no primeiro semestre de 2008, o Governo do Estado vai entregar à população do bairro uma nova unidade policial, denominada Delegacia Cidadã. Segundo o secretário Kércio Pinto, a idéia é agrupar no mesmo prédio efetivos das polícias Civil e Militar, para agilizar o atendimento à comunidade e promover uma maior sensação de segurança aos cidadãos.

Na nova unidade, além das ações conjuntas entre as polícias, haverá um compartilhamento de informações e um trabalho de ação social, aproximando as instituições de segurança da comunidade. O novo centro também terá de um Ponto Banese, agregando outros serviços para a população com comodidade e segurança. A obra custará R$ 422.400 e ocupará uma área de 1.487,22 metros quadrados.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.