Homicídios no bairro Santa Maria caem 68,63% este ano
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou nesta segunda-feira, 17, dados que mostram que as ações da polícia reduziram em 68,63% o número de homicídios registrados em 2007 no bairro Santa Maria, em Aracaju. O índice foi obtido em comparação com os anos de 2006 e 2005, conforme dados do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo o secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, a redução reflete o impacto da intensificação do policiamento comunitário e do patrulhamento com tropas especializadas na região.
Um exemplo desse reforço são as rondas preventivas feitas diariamente pelo Batalhão de Policiamento de Choque nos conjuntos Padre Pedro, Valadares, Marivan e Jardim Recreio, que compõem o Santa Maria. Somente de janeiro a julho, a unidade atendeu e levou às delegacias metropolitanas mais de 70 ocorrências. "A maior parte desses flagrantes se deu por roubo, agressão e brigas, além das apreensões de arma de fogo e entorpecentes", disse o comandante do Batalhão, major Carlos Rolemberg.
A mesma estratégia foi adotada pelo 1º Batalhão de Policiamento Comunitário, que tem procurado reprimir crimes menores para inibir outros mais graves. "Evitando o tráfico de drogas e o porte ilegal de armas, estamos prevenindo que jovens cometam homicídios e assaltos, ações que foram reduzidas significativamente após as operações", ressaltou o tenente Adelvan Silveira, comandante da 2ª Companhia do 1º Batalhão.
Além disso, a Polícia Militar recuperou seu Posto de Atendimento ao Cidadão no Santa Maria e retomou o contato com a população local, estimada em 30 mil pessoas. A estratégia é aproximar a comunidade e os soldados que atuam nas ruas do bairro, aumentando a confiança e o respeito mútuos. As ações da polícia estão sendo debatidas com os moradores. "Temos participado de reuniões e assembléias nas associações comunitárias e assembléias, inclusive com a presença do secretário da Segurança Pública", afirmou o comandante da PM, coronel José Péricles Menezes.
Dados
Conforme o levantamento do DHPP, foram registrados oito homicídios nos conjuntos que compõem o Santa Maria no período de 1º de janeiro a 31 de agosto deste ano. Já nos oito primeiros meses de 2006, foram 26 homicídios, enquanto 25 foram contabilizados no mesmo período de 2005.
"Outro fator a ser destacado é que a última morte ocorrida no bairro foi no dia 28 de julho, ou seja, já são 51 dias sem homicídios na localidade, que já chegou a registrar sete homicídios em um único mês. Além disso, o índice de resolução de homicídios na Grande Aracaju chega a 70%", afirmou a delegada Jacyara Santana de Mendonça.
Investimentos
A preocupação do Governo do Estado com a comunidade carente do bairro Santa Maria não se resume às constantes operações da polícia na localidade. Em cerca de 100 dias, o Governo do Estado vai entregar à população do bairro uma nova unidade policial, denominada Delegacia Cidadã. O mesmo projeto já está sendo implantado também nas cidades de Estância e Lagarto.
Segundo o secretário Kércio Pinto, a idéia é agrupar em um mesmo prédio efetivos das polícias Civil e Militar, com o objetivo de agilizar o atendimento à comunidade e promover uma maior sensação de segurança aos cidadãos. Na nova unidade, além das ações conjuntas entre as polícias, haverá um compartilhamento de informações e um trabalho de ação social, aproximando as instituições de segurança da comunidade.
O novo centro também terá de um ponto Banese, agregando outros serviços para a população com comodidade e segurança. A obra custará R$ 422.400 e ocupará uma área de 1.487,22 metros quadrados.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Homicídios no bairro Santa Maria caem 68
- 63% este ano – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP