Homenagens marcam encerramento da Semana Brasileira de Enfermagem
A Semana Brasileira de Enfermagem, realizada em Aracaju nos últimos dias 12 e 13 de maio, foi marcada pela participação maciça da categoria ao longo de toda programação, que contou com palestras e debates abordando aspectos técnicos da enfermagem. A cerimônia de encerramento registrou um momento singular ao homenagear enfermeiros que há anos dedicam suas vidas para o engrandecimento da profissão. O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, e o presidente da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias, prestigiaram a cerimônia.
“A enfermagem é a categoria com maior número de trabalhadores no Brasil e a segunda no mundo. O que vimos aqui nesses dois dias de encontro foi a participação de uma média de 700 pessoas por palestra. Isso representa, antes de mais nada, o engajamento e a união das instituições que representam a categoria aqui em Sergipe”, elogiou a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Maria Cláudia Tavares de Matos.
Em seu discurso, a presidente da Aben reforçou a importância do papel desempenhado por inúmeros enfermeiros sergipanos, que há anos se dedicam pelo aprimoramento e reconhecimento da prática no Sistema Único de Saúde (SUS). “Vocês são ícones, e assim devem ser reconhecidos”, ressaltou.
O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, também destacou o relevante o papel do corpo de enfermagem no SUS. Segundo ele, é por meio da experiência cotidiana que os ensinamentos são apropriados e é justamente neste momento que a companhia de grandes profissionais possibilita a formação dos que estão se iniciando.
“Quero manifestar a emoção de estar participando de um evento tão importante como esse. Sou casado com uma enfermeira há 15 anos e conheço bem o trabalho de um enfermeiro. Esta homenagem aos ícones da enfermagem sergipana é merecidíssima, pois é no reconhecimento público que se faz o merecimento do indivíduo”, destacou Antônio Carlos Guimarães, que participou do encerramento do evento representando o governador Marcelo Déda.
Reconhecimento
Uma das homenageadas da noite, a enfermeira Maria da Natividade Abreu da Costa, coordenadora do pronto-socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), recebeu a homenagem das mãos do diretor Geral da FHS, Emanuel Messias.
“Para mim, é uma grande felicidade poder entregar em mãos uma homenagem tão merecida à enfermeira Natividade. Lá na Fundação, quando construímos a nossa estratégia de trabalho focando a humanização, a primeira categoria que pensamos foi a enfermagem, justamente pelo seu imprescindível papel no cuidado integral ao paciente. Nós que conhecemos de perto o trabalho da enfermeira, nos somamos nesta homenagem”, reforçou Emanuel Messias.
Homenageados
Drª Débora Pimentel – Médica
Dr Emerson Ferreira – Médico
Drª Irene do Carmo Alves Ferreira – Enfermeira
Drª Maria da Natividade Abreu da Costa – Enfermeira
Drª Rossilar Diana Oliveira Crispim de Souza – Enfermeira
Drª Marlene Henriques Ladeira Silva – Enfermeira
Drª Hilnar Marcia Menezes – Enfermeira
Srª Edijane Alves Campos Medeiros – Auxiliar de enfermagem
Srª Jaqueline Santos da Costa – Auxiliar de enfermagem
Srª Elisangela das Neves Santos de Santana – Auxiliar de enfermagem
Sr Cicero Marcondes Santos Lima – Auxiliar de enfermagem
Srª Gilza Vieira dos Santos – Auxiliar de enfermagem
Sr Humberto dos Santos Filho – Técnico de enfermagem
Srª Maria Cristina de Lima Bernardino – Técnica de enfermagem
Srª Suely Farias Souza Cunha – Técnica de enfermagem
Srª Joselene Valeria Reis – Técnica de enfermagem
Sr Joilson da Conceição – Técnico de enfermagem
- Homenagens marcam encerramento da Semana Brasileira de Enfermagem – Fotos: Wellington Barreto/SES