Hemose realiza primeira coleta externa de plaquetas
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), realizou nesta quarta-feira, 16, a primeira coleta externa de plaquetas. A ação aconteceu na empresa Cimesa, pertencente ao Grupo Votorantin, durante a 4ª doação coletiva de sangue que cerca de 100 funcionários fizeram ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). O ato faz parte da Campanha Santo de Casa Também Faz Milagre, que vem sendo desenvolvida pelo Estado desde junho de 2007 com funcionários das Secretarias de Estado, empresas e instituições públicas e privadas.
Para possibilitar a coleta, o Hemose levou, além da unidade móvel de coleta de sangue, a máquina de Aférese, que permite a doação para coleta de plaquetas específicas do sangue.
O escriturário Hugo Correia, 22 anos, portador do tipo sangüíneo raro O negativo e doador de sangue pela quarta vez, foi o primeiro a fazer sua doação. Poder doar sangue de forma convencional já é muito bom, imagine conseguir fazer uma doação especial, que pode salvar a vida de um paciente internado em estado grave precisando de plaquetas para sobreviver, disse.
De acordo com o presidente do Hemose, Roberto Gurgel, o órgão está trabalhando em sistema de mutirão para atender as solicitações de componentes do sangue utilizados na reposição das plaquetas em pacientes com dengue. Nos últimos 20 dias, o Hemose tem trabalhado com um reforço na equipe de profissionais para atender a demanda, que duplicou. Há pacientes que precisam repor plaquetas até três vezes ao dia, informou.
Além disso, o hemocentro está funcionando das 8h às 13h também aos sábados. Segundo Mariamália Andrade, gerente de atividades médicas do Hemose, a coleta externa de sangue tem sido fundamental para atender a pacientes com dengue.
Não podemos perder nenhum doador porque estamos vivendo um período crítico. Por isso, é importantíssimo que mais empresas e órgãos se juntem ao Estado nesta luta, enfatizou. O Hemose coleta plaquetas pelo sistema de aférese de segunda a sábado, sempre das 8h às 13h. Para mais informações, basta ligar para (79) 3259-3191.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Hemose realiza primeira coleta externa de plaquetas – Fotos: Márcio Garcez/Saúde