Hemose: Jovens doam sangue e exercitam cidadania
Solidariedade e cidadania marcam o grupo de doadores ‘Galera Sangue Bom’. Formada por jovens estudantes e trabalhadores, a turma comparece ao Centro de Hemoterapia (Hemose) para contribuir com a doação de sangue. Esses jovens, que residem no município de Nossa Senhora do Socorro, também estão mobilizando outros segmentos da comunidade para a doação de sangue. Para eles, o ato de servir ao próximo é um compromisso realizado a cada quatro meses.
Giovani Mangueira que integra o Galera Sangue Bom, contou que doa sangue regularmente mas, se algum amigo solicita, ele não nega ajuda. “Trabalho em uma clínica e sempre ouço várias histórias sobre doenças e a necessidade de quem depende de uma doação de sangue para uma cirurgia. Dessa vez, doamos para ajudar nas cirurgias das tias de dois integrantes do grupo”, afirma.
Flávia Caroline acompanhou o amigo de grupo na doação. “Infelizmente não pude doar. Quando passei pela pré-triagem, o exame detectou anemia. Mas vou me cuidar, principalmente da minha alimentação, para voltar na campanha do Galera Sangue Bom em novembro ou dezembro”, garante.
Estudante do curso de publicidade da Universidade Tiradentes (Unit), Rodrigo Thumaza doou sangue pela primeira vez, atendendo o convite dos amigos. “Tive medo de sentir dor. Para quem nunca doou, parece ser algo ruim. Mas aqui percebemos a importância que tem o ato solidário”, comenta.
De acordo com informações do Serviço de Captação de Doadores, o público juvenil está aderindo ao serviço de doação de sangue. “Nos últimos dois anos, o Hemose vem recebendo o contato desses grupos de jovens que se organizam para doar sangue. Assim é acionada, a instituição disponibiliza o transporte para os participantes”, informa a gerente de Captação e Acolhimento do Hemose, Teresa Leite Lisboa.
Além do Galera Sangue Bom, Farmacêuticos da Alegria, Amigos do Alto da Boa Vista, de Lagarto, Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Grupo de Amigos Pesquisando, de São Cristovão, e a Igreja Adventista do Sétimo Dia, são alguns dos parceiros que realizam doação de sangue pelo menos a cada três ou quatro meses.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Hemose: Jovens doam sangue e exercitam cidadania – Integrantes do grupo “Galera Sangue Bom” da cidade de N. Sra. do Socorro (Foto: Ascom/FSPH)